Novo Nordisk encerra pesquisa de cura para diabetes tipo 1 em reestruturação

A Novartis reestrutura divisão de terapia celular como parte de estratégia focada em tratamentos de alto potencial lucrativo.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Novo Nordisk Desliga Pesquisa de Cura para Diabetes Tipo 1

A Novo Nordisk anunciou a interrupção de sua divisão de terapia celular, uma iniciativa focada no desenvolvimento de uma cura para o diabetes tipo 1. Essa decisão faz parte de uma reestruturação estratégica da empresa, visando priorizar áreas com maior potencial de retorno financeiro, conforme reportado pela Bloomberg. A empresa também reduziu sua força de trabalho em quase 11%, impactando cerca de 250 funcionários do departamento de pesquisa.

A Novo Nordisk busca ativamente parcerias para continuar projetos inovadores. O jornal Borsen informou que a maior parte dos 250 colaboradores do departamento de terapia celular serão desligados. Essa mudança faz parte da estratégia do CEO, Mike Doustdar, que recentemente concluiu a aquisição de US$ 5,2 bilhões da Akero Therapeutics Inc., uma empresa especializada em medicamentos para doenças hepáticas relacionadas à obesidade – o maior investimento em pesquisa e desenvolvimento da empresa até o momento.

Desafios no Desenvolvimento de Terapias Celulares

As terapias celulares e genéticas oferecem tratamentos únicos para doenças como anemia falciforme e hemofilia. No entanto, essas abordagens enfrentam dificuldades para obter cobertura de seguros devido aos seus altos custos. A empresa reconhece os desafios inerentes a essas áreas de pesquisa.

Projetos Interrompidos e Parcerias

A Novo Nordisk possuía dois projetos em fase de testes clínicos: uma terapia para a doença de Parkinson, conduzida em colaboração com instituições acadêmicas, e uma terapia experimental com células-tronco para insuficiência cardíaca, em parceria com a Heartseed Inc. Recentemente, a empresa comunicou formalmente o encerramento do acordo de licenciamento do tratamento com a Heartseed.

Origem do Projeto de Cura do Diabetes

O projeto interno para a cura do diabetes tipo 1 atingiu a fase de testes em animais no final da última década. Jacob Sten Petersen, chefe de pesquisa global e líder do projeto, iniciou a pesquisa com o objetivo de desenvolver uma cura para sua própria filha, que é diagnosticada com diabetes tipo 1.

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile