Nova Délhi amanhece com ar poluído: níveis acima de 16x o limite da OMS após Diwali.
Nova Délhi, a capital da Índia, registrou nesta segunda-feira (20) uma densa névoa tóxica, com níveis de poluição do ar significativamente acima dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A área metropolitana da cidade, que abriga mais de 30 milhões de habitantes, frequentemente aparece em listas de capitais com os piores índices de poluição, especialmente durante a estação fria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ar frio contribui para a retenção de poluentes próximos ao solo, resultando em uma combinação perigosa de emissões provenientes de queimadas, atividades industriais e tráfego intenso. A situação representa um risco considerável para a saúde da população local.
A poluição também foi agravada pelos fogos de artifício utilizados para celebrar o festival hindu de Diwali, que se encerra nesta segunda-feira. A Suprema Corte permitiu, recentemente, o uso de “fogos de artifício verdes”, considerados menos poluentes, durante o evento.
Os níveis de PM2.5 – partículas finas com potencial cancerígeno e capazes de entrar na corrente sanguínea – atingiram 248 microgramas por metro cúbico em algumas áreas da cidade, de acordo com dados da organização de monitoramento IQAir.
A Comissão Governamental de Gestão da Qualidade do Ar previu que as condições de poluição devem persistir ou até se agravar nos próximos dias. As autoridades municipais estão considerando a implementação da técnica de “semeadura de nuvens”, que envolve o uso de aeronaves para dispersar sal ou produtos químicos nas nuvens com o objetivo de induzir a chuva e reduzir a poluição do ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um estudo publicado na revista The Lancet Planetary Health apontou que cerca de 3,8 milhões de mortes na Índia entre 2009 e 2019 foram atribuídas à poluição do ar. A situação exige medidas urgentes para proteger a saúde da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.