Neste sábado (20), realiza-se a Festa da Economia Solidária, no calçadão do Museu Municipal de Arte (MuMa), bairro Portão, das 9h às 17h. O evento é gratuito e celebra os aniversários da Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade e da Feira Permanente de Economia Popular Solidária.
A programação inclui atrações culturais, discussões e atividades de formação, além da feira de negócios solidários, que oferece artesanato, vestuário, livros e alimentos. O evento também disporá de um espaço dedicado a terapias alternativas, como massagem, reiki e aromaterapia.
A celebração incluirá manifestações culturais populares e tradicionais do Brasil, com apresentações do Maracatu Aroeira (grupo de Maracatu de Baque Virado, uma expressão da cultura popular afro-brasileira) e do Grupo Andrelina (que visa divulgar a música de cocos e cacuriás de mestres brasileiros do Norte e Nordeste). A programação também fará homenagem a Lourdes Marchi, figura histórica da Economia Solidária, que faleceu em 2023.
Os movimentos organizadores do evento afirmam que não apenas comemorarão os aniversários da Rede Mandala e da Feira Permanente do Portão, mas também toda a memória das lutas, conquistas e resistência nesses espaços, promovendo uma Economia Solidária e justa.
A Festa da Economia Solidária é promovida pelo Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Curitiba em colaboração com Rede Mandala, Associação Feira Permanente de Economia Popular Solidária, Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria). O evento integra o projeto “Consolidando a Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade”, realizado pelo Cefuria em parceria com a Secretaria Nacional Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
LEIA TAMBÉM!
Iniciativa visa assegurar centro de apoio para jovens quilombolas, indígenas, de áreas periféricas e LGBTQIAPN+ em Salvador
Marcos Jobim apresenta o álbum ‘Singelinha’ em Porto Alegre, no Mistura Fina, nesta quinta-feira (11)
A Terreira da Tribo em Porto Alegre receberá oficinas e shows gratuitos como parte do Festival Banho de Amar, que já iniciou as inscrições
Desenvolvimento de atividades:
- Café e misticismo
- Dança circular
- Em homenagem a Lourdes Marchi
- Maracatu Aroeira
- Formação com MTD
- Grupo Andrelina
Serviço:
Festa da Economia Solidária
Data: 20 de setembro (sábado)
Horário: das 9h às 17h
Local: Calçadão do MuMa (Av. República Argentina, 3430, Portão)
Fonte por: Brasil de Fato