No Rio, o Cine Cidadania apresenta filmes clássicos do sindicalismo brasileiro, seguidos de discussão

O evento será realizado na terça-feira (9), organizado pela Universidade da Cidadania do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

05/09/2025 10:40

2 min de leitura

No Rio, o Cine Cidadania apresenta filmes clássicos do sindicalismo brasileiro, seguidos de discussão
(Imagem de reprodução da internet).

O Cine Cidadania organiza uma sessão com debate sobre a trajetória do sindicalismo na Estação Net Rio, no Rio de Janeiro, na terça-feira (9), às 19h. Serão mostrados gratuitamente os filmes Trabalhadoras Metalúrgicas (1978) e Greve! (1979).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o lema “Trabalhadores do mundo, uni-vos!”, a exibição dos filmes é organizada pela Universidade da Cidadania do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As duas produções da mostra evidenciam a atuação histórica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no movimento sindical.

O debate posterior aos filmes contará com a presença do ex-deputado federal Jorge Bittar; Maria Izabel Monteiro, do sindicato dos trabalhadores domésticos do Rio; e o historiador Paulo Fontes.

Produzido por Olga Futemma em colaboração com Renato Tapajós, o filme apresenta as vozes do primeiro congresso de mulheres metalúrgicas de São Bernardo do Campo, em consonância com as grandes greves da década de 1970.

Inscreva-se no WhatsApp do Brasil de Fato RJ para receber notícias.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao denunciar a desigualdade salarial e condições precárias, as mulheres buscam que sua condição de trabalhadora seja reconhecida como igual à dos homens. “Eu queria saber qual o problema que a gente trabalha a mesma coisa, faz o mesmo serviço, trabalha na mesma sessão e ganha menos que o homem”, questiona uma metalúrgica.

O documentário Greve!, de João Batista de Andrade, relata os eventos centrais da greve dos metalúrgicos do ABC, movimento conduzido por Lula em março de 1979.

Cinema Cidadania

A programação será complementada por um debate com personalidades relevantes que abordarão o sindicalismo do passado e do presente, com base na trajetória das lutas trabalhistas no Brasil e nos desafios atuais para a organização coletiva dos trabalhadores.

O diálogo subsequente aos filmes contará com Jorge Bittar, ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e ex-deputado federal por quatro mandatos. Atualmente, Bittar faz parte do conselho da Fundação Perseu Abramo.

Maria Izabel Monteiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro (STDRJ), também participa, com uma trajetória notável na defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas e das mulheres negras, o que lhe garantiu o Prêmio Dandara da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O historiador Paulo Fontes, docente da UFRJ e coordenador do Laboratório de Estudos da História dos Mundos do Trabalho (LEHMT), é autor de relevantes estudos acerca do movimento sindical brasileiro.

Ao reunir filmes e convidados que abordam, em diferentes perspectivas, a mobilização trabalhista no país, o Cine Cidadania se consolida como espaço plural de diálogo entre arte, pensamento crítico e participação social, conforme a chamada para o evento.

Serviço

Cinema Cidadania “Trabalhadores do mundo, uni-vos!”

Em exibição: Trabalhadoras Metalúrgicas (1978) e Greve! (1979)

9 de setembro, terça-feira

19h

Local: Estação Net Rio (Rua Voluntários da Pátria, nº 35 – Botafogo)

Entrada gratuita

Fonte por: Brasil de Fato

Autor(a):