Nissan e Mercedes alertam sobre crise de chips: China restringe Nexperia

Holanda proíbe exportação de chips da Nexperia após controle da fábrica na China.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Alerta de Crise no Fornecimento de Semicondutores

Nissan Motor e Mercedes-Benz emitiram alertas sobre o agravamento da crise no fornecimento de semicondutores nesta quarta-feira, destacando o impacto da disputa comercial entre a Holanda e a China envolvendo a fabricante de chips Nexperia. O impasse, que envolve questões de propriedade intelectual e a Wingtech, matriz chinesa da Nexperia, representa um novo desafio para o setor automotivo, já afetado por tarifas dos EUA e restrições chinesas de terras raras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A China proibiu as exportações de produtos acabados da Nexperia de suas fábricas chinesas após o governo holandês, em setembro, assumir o controle da fabricante de chips, alegando preocupações com a possível transferência de tecnologia para a Wingtech.

A empresa chinesa foi identificada pelos Estados Unidos como um potencial risco à segurança nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impacto na Cadeia de Suprimentos

Guillaume Cartier, diretor de desempenho da Nissan, afirmou que a situação não é pequena e que a empresa não possui visibilidade total sobre o impacto no fornecimento de chips. A montadora estava, até a primeira semana de novembro, em uma situação relativamente estável em relação aos seus principais fornecedores, mas a dificuldade de obter informações na cadeia de suprimentos se intensificou.

Resposta da Mercedes-Benz e Medidas no Brasil

A Mercedes-Benz está buscando novos fornecedores em diferentes partes do mundo. O presidente-executivo Ola Kaellenius expressou a dificuldade de prever a evolução da situação. No Brasil, um importante centro automotivo, algumas montadoras podem interromper suas produções em até duas a três semanas, caso a crise na oferta de chips persista, conforme informado pelo secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Wallace Moreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Ações Governamentais

O governo brasileiro está em contato com as autoridades chinesas na tentativa de encontrar uma solução para o problema. A situação representa um desafio significativo para a indústria automotiva global, com implicações para a produção e o fornecimento de veículos em todo o mundo.

Sair da versão mobile