Nicolás Maduro Reforça Apoio e Defesa com Comandos Bolivarianos em Venezuela

Nicolás Maduro reforça apoio popular e militar na Venezuela em meio a tensões e alertas da FAA sobre o espaço aéreo.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Venezuela Reforça Apoio Popular e Militar em Contexto de Tensões

O presidente Nicolás Maduro declarou nesta segunda-feira, 1º, que o poder nacional da Venezuela se baseia no apoio do povo, nas instituições e no aparato militar do país. A declaração foi proferida em Caracas, após a cerimônia de posse dos Comandos Bolivarianos Integrados, em um cenário marcado por alertas de segurança aérea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação se intensificou com recomendações da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) sobre o espaço aéreo venezuelano e do Caribe.

A agência americana alertou para um cenário “potencialmente perigoso”, levando a que companhias aéreas internacionais, como Gol, Iberia e Avianca, suspendessem suas operações no país. O governo venezuelano classificou a recomendação como interferência indevida, afirmando que a autoridade para determinar o fechamento do espaço aéreo é o Instituto Nacional de Aviação Civil (Inac).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comandos Bolivarianos Integrados e Preparação para a Defesa

Os Comandos Bolivarianos Integrados terão a responsabilidade de analisar planos de segurança comunitária, avaliar iniciativas de produção e apoiar ações nas áreas de educação, saúde e obras públicas. Maduro enfatizou que a Venezuela “quer paz”, buscando igualdade e liberdade.

A mobilização em Caracas, com a presença de apoiadores, foi vista como um “apelo à paz”, segundo Keila Azuaje, representante do sindicato do transporte em duas rodas, que participou da passeata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Tensões Bilaterais e Medidas de Segurança

A situação se agrava com as tensões entre Venezuela e Estados Unidos. Durante jornadas de alistamento militar promovidas pelo governo, os participantes receberam treinamento, incluindo em tiro. A Venezuela declara-se preparada para a defesa. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) emitiu a recomendação de “extrema precaução” para aeronaves que operam no espaço aéreo venezuelano e do sul do Caribe, devido ao cenário considerado “potencialmente perigoso”.

Sair da versão mobile