O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que teve uma breve conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita em uma entrevista transmitida pela emissora estatal “VTV” nesta quinta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes da Conversa
Maduro detalhou que a conversa ocorreu após especulações sobre uma segunda ligação. Segundo ele, Trump o contatou na sexta-feira, 21 de novembro, da Casa Branca, enquanto Maduro estava no Palácio Miraflores.
A troca de informações durou aproximadamente 10 minutos, conforme relatado pelo mandatário venezuelano. A primeira frase trocada foi uma saudação formal entre os dois líderes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reações e Contexto
Maduro descreveu a conversa como “muito respeitosa” e “agradável”, embora tenha apontado que as “evoluções” subsequentes não tenham sido positivas.
A conversa ocorreu em meio a tensões entre Caracas e Washington, intensificadas por declarações de Trump sobre uma ligação recente e pela mobilização militar americana no Mar do Caribe, justificada por Washington como combate ao narcotráfico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Ações e Acusações
Os Estados Unidos implementaram medidas como o bloqueio de petroleiros sancionados e a apreensão de navios venezuelanos, além de um suposto ataque com drones contra uma instalação portuária, conforme reportado pelo “The New York Times”.
O governo venezuelano continua a denunciar a mobilização militar americana como uma tentativa de buscar uma mudança de regime, mantendo-se em confronto com as políticas de Washington.
