Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Nicolás Maduro é capturado em Nova York e implicações internacionais surgem

Nicolás Maduro é capturado em Nova York e implicações internacionais surgem

Nicolás Maduro comparece à Justiça em Nova York; EUA afirmam liderar país. Maduro, sua esposa Cilia Flores e outros são acusados de tráfico de cocaína para os EUA

Por: redacao

05/01/2026 10:14

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Captura de Maduro e Implicações Internacionais

O presidente deposto de Venezuela, Nicolás Maduro, compareceu a um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (5). A ação ocorreu dois dias após sua captura em Caracas, realizada por uma operação militar dos Estados Unidos, que alegam estar no comando do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maduro, de 63 anos, é acusado de tráfico de cocaína para os Estados Unidos, juntamente com sua esposa, Cilia Flores. A operação militar, que incluiu comandos terrestres, bombardeios de caças e uma grande força naval, resultou na detenção de Maduro em uma prisão do Brooklyn.

A nova acusação também abrange seu filho, Nicolasito, o ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello, e um traficante de drogas foragido. O presidente americano, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos estão no comando da Venezuela e que está discutindo os próximos passos com as novas autoridades venezuelanas, lideradas pela presidente interina, Delcy Rodríguez.

A Rodríguez, ex-vice-presidente de Maduro, declarou que está pronta para cooperar com o governo de Trump e defendeu uma relação equilibrada e respeitosa com os Estados Unidos, propondo uma agenda de cooperação para o desenvolvimento compartilhado.

Reações e Controvérsias

O Exército venezuelano reconheceu Rodríguez como presidente interina. Em Caracas, os opositores permanecem em silêncio por medo de represálias, e os protestos pró-Maduro têm sido pequenos. Cerca de 2.000 apoiadores de Maduro marcharam no domingo para exigir sua libertação, acompanhados por paramilitares e motociclistas.

Leia também:

Delcy Rodríguez se oferece para diálogo com EUA sobre petróleo e Venezuela

Delcy Rodríguez se oferece para diálogo com EUA sobre petróleo e Venezuela

Petro Rejeita Ameaças de Trump e Acusa Ação de “Sequestro” a Maduro

Petro Rejeita Ameaças de Trump e Acusa Ação de “Sequestro” a Maduro

Trump acusa México de ‘governar’ país e ameaça com tropas

Trump acusa México de ‘governar’ país e ameaça com tropas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As hospitais venezuelanos se recusaram a divulgar informações sobre mortes nos ataques dos EUA. Uma organização médica relatou à AFP cerca de 70 mortos e 90 feridos, enquanto uma fonte militar afirmou que o número de mortos era de pelo menos 15.

Impacto e Perspectivas Futuras

Havana afirmou que 32 cubanos morreram no ataque dos EUA; Trump alegou que “muitos cubanos” que eram membros da equipe de segurança de Maduro morreram na operação. Edmundo González Urrutia, em seu exílio na Espanha, declarou que a captura de Maduro “é um passo importante” rumo à normalização da Venezuela, mas não o suficiente.

Ele pediu respeito aos resultados das eleições de 2024 e a libertação de presos políticos para garantir uma “transição democrática”. A União Europeia declarou que a transição na Venezuela “deve incluir” María Corina Machado, recente ganhadora do Nobel da Paz, e a quem Trump descartou do processo de transição.

A Complexidade da Situação

Donald Trump ainda não se pronunciou sobre a democracia na Venezuela e afirmou que as eleições terão que esperar. “Vamos governar, consertar, vamos realizar eleições no momento certo, mas o principal é que precisamos consertar um país falido”, declarou.

Ele lançou duras críticas contra o presidente de esquerda da , , dizendo que “ele não será presidente por muito tempo”. Acusou-o, sem provas, de ser traficante de drogas. Também afirmou que o governo comunista de Cuba “está prestes a cair” e que a liderança do Irã será “duramente atingida” se matar mais manifestantes.

Os Estados Unidos mantêm uma poderosa força naval no Caribe, que liderou a incursão na Venezuela e também é responsável por impedir que petroleiros sob sanções possam explorar o petróleo da Venezuela. Um funcionário americano disse à AFP que o secretário de Estado, , discutirá a questão da Venezuela em reuniões no Capitólio nesta segunda-feira.

O Conselho de Segurança da se reúne em sessão de emergência nesta segunda-feira, a pedido de Caracas. Aliados e adversários dos Estados Unidos expressaram sua preocupação e podem usar as Nações Unidas como plataforma para manifestar sua oposição.

Potências com fortes laços com a Venezuela, como China e Rússia, condenaram rapidamente o ataque dos EUA. Na América Latina, os governos de Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai rejeitaram “qualquer tentativa de controle” sobre a Venezuela.

Maduro, que se define como socialista, governou a Venezuela com mão de ferro por mais de uma década, por meio de uma série de eleições consideradas fraudulentas. Ele chegou ao poder em 2013, após a morte de seu mentor.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
CapturaDonald TrumpEstados UnidosNicolás MaduroVenezuela
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Finanças

Câmara dos Deputados abre concurso para 70 servidores em Brasília – Inscrições até 26 de janeiro!

06/01/2026 16:07 | 1 min de leitura

● Bilionário Fora do Petróleo: Escotet Lidera Ranking da Forbes na Venezuela

06/01/2026 15:30 | 1 min de leitura

● Rastreabilidade Bovina: PNIB é Vital para o Futuro da Carne Brasileira

06/01/2026 17:04 | 3 min de leitura

● Deputado do PT-MG Reage à Crise de Bolsonaro Após Incidente na PF

06/01/2026 16:04 | 1 min de leitura

● Isaquias Queiroz: "Sonho Realizado" em Despedida do Flamengo e da Canoeira

06/01/2026 17:18 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!