Nova Délhi Lida com Níveis Alarmantes de Poluição do Ar
Nova Délhi, a capital da Índia, enfrentou nesta segunda-feira (20) uma densa névoa tóxica. Os níveis de poluição do ar superaram em mais de 16 vezes o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A área metropolitana da cidade, com uma população de mais de 30 milhões de habitantes, frequentemente aparece em listas de capitais com maior poluição, especialmente durante o inverno.
O ar frio contribui para a retenção de poluentes próximos ao solo, resultando em uma combinação perigosa de emissões provenientes de queimadas, atividades industriais e tráfego intenso. A situação representa um risco significativo para a saúde da população local.
A poluição também foi agravada pelos fogos de artifício utilizados para celebrar o festival hindu de Diwali, que culmina nesta segunda-feira. A Suprema Corte relaxou, recentemente, uma proibição anterior aos fogos de artifício, permitindo o uso de versões consideradas “verdes” e menos poluentes durante o festival.
Os níveis de PM2.5 – partículas finas, potencialmente cancerígenas, capazes de entrar na corrente sanguínea – atingiram 248 microgramas por metro cúbico em algumas áreas da cidade, de acordo com dados da organização de monitoramento IQAir.
A Comissão Governamental de Gestão da Qualidade do Ar previu que as condições de poluição devem persistir e até se agravar nos próximos dias. As autoridades municipais estão considerando a implementação da “semeadura de nuvens”, utilizando aeronaves para injetar sal ou produtos químicos nas nuvens com o objetivo de induzir a chuva e, assim, limpar o ar.
LEIA TAMBÉM!
Um estudo publicado na revista The Lancet Planetary Health apontou que aproximadamente 3,8 milhões de mortes na Índia foram atribuídas à poluição do ar entre 2009 e 2019.
Com informações da AFP