Neto Carletto propõe gratuidade em bagagens para voos nacionais

Parecer de Neto Carletto (Avante-BA) não inclui gratuidade em voos internacionais. Projeto segue para votação no plenário.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Relator Propõe Alterações no ‘PL da Bagagens’

O deputado Neto Carletto (Avante-BA), relator do chamado “PL da Bagagens”, apresentou nesta terça-feira (28) um parecer com mudanças ao projeto de lei. A proposta agora estende a gratuidade para itens de até 23kg que forem despachados, além das bagagens de mão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto, que está na pauta do plenário, estabelece que a gratuidade se aplica apenas a voos domésticos. Segundo Carletto, voos domésticos representam cerca de 80% do número de passageiros da aviação brasileira.

O projeto original, proposto por Da Vitória (PP-ES), previa a gratuidade para voos nacionais e internacionais. O relator justificou a alteração, argumentando que a extensão da medida ao mercado internacional poderia gerar questionamentos sobre o cumprimento de acordos bilaterais e impactar a oferta de voos de companhias de baixo custo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O parecer garante que o passageiro possa levar uma bagagem de mão de 10kg e um item pessoal de “pequeno porte”, como bolsas e mochilas. Adicionalmente, a bagagem de mão será transportada gratuitamente em situações de “restrição de segurança ou de capacidade” ou quando o passageiro exceder os limites de peso ou dimensões permitidos.

O parecer também determina que a “bagagem registrada, de até 23kg”, será transportada gratuitamente. Essa medida já havia sido aprovada anteriormente, mas um veto presidencial ainda está em análise no Legislativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Deputados e senadores devem analisar, em sessão conjunta, a possível derrubada ou manutenção do veto. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), mencionou que o projeto poderá ser votado nesta terça-feira, dependendo do parecer apresentado.

O debate sobre a cobrança das novas tarifas em voos ganhou força recentemente, após companhias reduzirem os valores de passagens internacionais e adicionarem uma nova tarifa à bagagem de mão que não pode ser armazenada abaixo do assento à frente.

Sair da versão mobile