Netanyahu viaja aos EUA para encontro com Trump e debate sobre Gaza

Netanyahu viaja aos EUA para reunião com Trump; temas incluem cessar-fogo em Gaza e ameaças terroristas. Reunião em Mar-a-Lago, Flórida.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Netanyahu viaja aos EUA para encontro com Trump

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, embarca para os Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente americano, Donald Trump, na segunda-feira (29). O encontro será realizado na Flórida, conforme confirmado por um porta-voz do escritório de Netanyahu à Agência EFE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta será a quinta vez que os dois mandatários se encontram nos EUA desde o retorno de Trump à Casa Branca em janeiro. Apesar da ausência de uma agenda pública divulgada, espera-se que os temas abordados incluam o avanço para a fase dois do cessar-fogo em Gaza e a suposta ameaça de grupos terroristas, incluindo o Hamas, a Israel.

Netanyahu conversará com Trump em sua mansão de Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida. A previsão é que o republicano exija avanços no cessar-fogo, que foi concretizado com a ajuda dos EUA em outubro, quando Israel parou de bombardear Gaza e retirou suas tropas para a chamada “linha amarela”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda fase do plano de paz de 20 pontos de Trump, que poderia começar em meados de janeiro, exige o desarmamento do Hamas e o estabelecimento de uma força internacional de estabilização (FSI), além da retirada total das forças israelenses de Gaza e a formação de um governo de transição.

Segundo o jornalista israelense Barak Ravid, correspondente do Axios e com fontes próximas a Trump em Washington, todos os membros do círculo íntimo do presidente se cansaram de Netanyahu, exceto o próprio Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em Jerusalém, em 13 de outubro, Trump fez um apelo à paz após os 20 reféns que restavam vivos em Gaza foram libertados. “Israel, com nossa ajuda, ganhou tudo o que se pode alcançar pela força das armas. Agora é o momento de transformar essas vitórias contra os terroristas em paz e prosperidade para todo o Oriente Médio”, declarou Trump no Parlamento israelense.

Sair da versão mobile