Nestlé Busca Vender Negócios de Sorvetes como Parte de Reestruturação
A Nestlé anunciou nesta quinta-feira (19) que está em negociações avançadas para vender seus negócios de sorvetes, uma iniciativa liderada pelo CEO Philipp Navratil com o objetivo de otimizar o grupo suíço de alimentos. A empresa, conhecida por marcas como Maggi e Nescafé, está buscando um comprador para suas operações na Ásia, Canadá e partes da América Latina, que serão transferidas para a Froneri, uma joint venture que já inclui a Häagen-Dazs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Froneri é controlada pela PAI Partners, uma empresa europeia de aquisições.
A avaliação da Froneri foi estimada em cerca de 15 bilhões de euros, incluindo dívidas, em uma transação realizada em outubro do ano passado. Investimentos da Goldman Sachs e da Abu Dhabi Investment Authority também foram parte dessa movimentação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Nestlé planeja concentrar seus esforços e investimentos em áreas como café, cuidados com animais de estimação, nutrição e alimentos, buscando uma estrutura mais enxuta e focada em resultados.
Segundo o CEO Philipp Navratil, a empresa espera que o crescimento orgânico das vendas atinja a faixa de 3 a 4% em 2026, com melhorias contínuas. A meta é aumentar a margem operacional, que deve subir de 16,1% em 2025. Além disso, a empresa espera um crescimento interno real (RIG) acima de 0,8% em relação ao ano anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Navratil, que assumiu o comando da Nestlé em setembro, também anunciou planos de corte de 16.000 empregos, em meio a desafios como tarifas de importação dos EUA, flutuações cambiais e a redução do poder de compra dos consumidores. A empresa concluiu uma revisão estratégica de suas marcas de vitaminas e suplementos e está buscando novos compradores para essas unidades.
A Nestlé também planeja desconsolidar seu negócio de água a partir de 2027, com o processo formal já iniciado com potenciais parceiros no primeiro trimestre. Apesar de especulações sobre a possível venda de alimentos congelados nos EUA, Navratil afirmou que a divisão continua sendo um ativo lucrativo e gerador de caixa para a empresa.
