Nestlé lança app inovador com IA para facilitar acesso a produtos para pessoas com deficiência visual. Iniciativa de Regiane Silva e Gisele Pavin.
A Nestlé, em um movimento inovador e com foco na inclusão, desenvolveu um aplicativo revolucionário em parceria com a startup Alia Inclui. A iniciativa surgiu da percepção da nutricionista Regiane Silva, integrante da equipe de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé, e que também é deficiente visual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Silva relatou a dificuldade em interpretar as informações dos rótulos dos produtos, tanto em casa quanto no supermercado, especialmente devido à alergia alimentar da filha.
O relato de Silva chamou a atenção da equipe, liderada por Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé. Inicialmente, a equipe considerou alternativas como incluir relevo nas embalagens ou realizar um redesign completo dos rótulos.
No entanto, essas opções foram descartadas devido à complexidade operacional e à falta de uma solução universal. A solução veio através da Nestlé Panela, plataforma de inovação aberta, onde a Alia Inclui apresentou um aplicativo com potencial de escala e sem a necessidade de alterar o parque gráfico dos produtos.
O aplicativo da Alia Inclui utiliza comandos de voz para localizar o código de barras. Ao encontrar o ponto de leitura, o celular vibra para indicar que está pronto e passa a descrever ingredientes, advertências e informações nutricionais. Um chatbot, alimentado por inteligência artificial, complementa a experiência, permitindo tirar dúvidas específicas, um recurso valioso para quem precisa confirmar alergênicos ou restrições alimentares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ferramenta foi testada com consumidores cegos, que sugeriram 41 ajustes antes do lançamento.
O objetivo da Nestlé com essa iniciativa é ampliar o acesso à informação para um contingente estimado em 17 milhões de brasileiros cegos, com baixa visão ou não alfabetizados. Se incluídos idosos, pessoas com baixa visão ou condições que dificultam a leitura, esse número, segundo a companhia, pode chegar a 80 milhões. “Agora que diminuímos a complexidade, o próximo passo é ganhar escala.
A Nestlé Brasil foi pioneira, mas queremos convocar outras indústrias a cadastrarem seus produtos dentro do app, que está disponível para qualquer empresa”, destaca Pavin.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!