NASA revela detalhes do cometa 3I/ATLAS, observado por telescópio no Chile. Astrônomos descartam teoria alienígena sobre objeto interestelar.
A NASA divulgou nesta quarta-feira novas imagens do objeto interestelar chamado 3I/ATLAS. Astrônomos determinaram que o objeto é um cometa, possivelmente mais antigo que o nosso Sistema Solar. A agência espacial dos EUA descartou especulações de que se tratava de uma espaçonave alienígena.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O 3I/ATLAS foi avistado pela primeira vez em julho por um telescópio do Sistema de Alerta de Último Impacto Terrestre de Asteroides, ou ATLAS, localizado em Rio Hurtado, no Chile, e tem sido rastreado por astrônomos desde então. Sua trajetória incomum indicava que ele estava passando pelo nosso Sistema Solar vindo de partes desconhecidas.
O objeto é apenas o terceiro objeto interestelar já observado por astrônomos viajando pelo Sistema Solar. Os outros foram os cometas chamados 1I/’Oumuamua, detectado em 2017, e 2I/Borisov, descoberto em 2019.
Os cometas são pequenos corpos celestes sólidos que são uma combinação de material rochoso e gelado que evapora à medida que se aquece ao se aproximar de uma estrela como o nosso Sol.
O 3I/ATLAS atraiu atenção especial devido à sugestão de um cientista de que não se trata de um cometa, mas sim de tecnologia alienígena devido à sua trajetória, composição e outros fatores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A NASA afirmou que o objeto não representa ameaça à Terra e não se aproximará mais do que 275 milhões de km do nosso planeta.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!