Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. BdF
  3. Na data da Democracia, evento em SP com políticos, artistas e intelectuais comemora a reação do Brasil ao antidemocrático

Na data da Democracia, evento em SP com políticos, artistas e intelectuais comemora a reação do Brasil ao antidemocrático

O movimento ‘Direitos Já!’ destacou a oposição do povo e das instituições às tentativas antidemocráticas.

Por: redacao

15/09/2025 23:36

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em menos de uma semana da condenação de Jair Bolsonaro e de seus principais apoiadores pela tentativa de golpe de Estado, políticos, artistas e intelectuais se reuniram em um evento que celebrou o Dia Internacional da Democracia, em 15 de setembro, evidenciando a força das instituições e do povo brasileiro em reação ao bolsonarismo golpista. O encontro ocorreu no Teatro Tuca, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na zona oeste da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O 12º ato público do Direitos Já! Fórum pela Democracia, uma articulação suprapartidária, reuniu o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e representantes de movimentos populares, organizações de estudantes e outras entidades. Nos discursos, exaltaram-se a Almino Affonso, ministro do Trabalho no governo de João Goulart, e reforçou-se a importância das instituições democráticas diante das ameaças golpistas.

Se tivessem ganho a eleição, eles tentariam dar um golpe. Imagine o pior: mesmo fora do governo, continuam trabalhando contra os interesses do povo brasileiro, espalhando fake news para prejudicar o emprego e as empresas do Brasil, disse Alckmin, fortemente aplaudido. Não pode haver delito maior para um político do que tramar contra a democracia brasileira. Então, fez muito bem o poder Judiciário, completou o vice-presidente, em relação à condenação de Bolsonaro e seus aliados.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou do evento remotamente, declarou que os ataques de 8 de janeiro de 2023 representaram o ponto culminante de uma sequência de ataques ao Estado Democrático de Direito no Brasil.

A resposta, felizmente, surgiu do povo brasileiro, das instituições que resistiram, da mobilização de diversos grupos da sociedade civil. Caso não houvesse a solidez de nossas instituições e a defesa incansável da sociedade brasileira, talvez não estivéssemos aqui hoje para celebrar a democracia.

Leia também:

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gilmar Mauro, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), enfatizou a relevância de reconhecer a força das instituições, notadamente o Supremo Tribunal Federal (STF), e evidenciou o papel do povo brasileiro, que as fundamenta.

Nossa população confrontou inúmeros desafios. Enfrentou uma ditadura e triunfou; resistiu a um regime fascista e permaneceu digna. Isso porque os movimentos populares e nossas instituições não se mostraram covardes. Foram formados indivíduos que se propõem a lutar. Defender a democracia, e uma democracia plena, com reforma agrária, com reforma urbana, com justiça social, é uma tarefa de todos e todas. Juntos.

Durante um dos momentos mais marcantes da noite, a atriz Marisa Orth relatou vivências dos anos de ditadura militar, no mesmo espaço do encontro de segunda-feira. Quando criança, acompanhada de sua mãe, assistiu a um show de Chico Buarque, sob o olhar vigilante do regime.

Havia agentes federais, e eu perguntei: “Quem são esses homens?”. Ela respondeu: “Lanterninhas”, recordou a artista, evidenciando o esforço da mãe para proteger a filha daquele período. “[Chico] Começou a tocar ‘Apesar de você’, e ele era proibido de cantar a letra, podendo apenas tocar a música. Ele disse: ‘não posso cantar, só posso tocar’. Ele começou a tocar, e todos começaram a cantar”. Os “lanterninhas” se agitaram, e eu, pendurada no braço da minha mãe, quando olhei para cima, vi que ela estava chorando. Vi uma lágrima no rosto da minha mãe e nunca esqueci disso. E isso aconteceu aqui.

Em setembro de 1977, a Tuca sofreu invasão de agentes de repressão militar no contexto do 3º Encontro Nacional de Estudantes. Os estudantes, que se organizavam em favor da retomada da democracia, foram violentamente reprimidos por policiais militares, sob o comando do coronel do Exército Erasmo Dias, Secretário de Segurança Pública do Estado na época, com o uso de bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. O ocorrido foi recordado em diversos discursos na noite de ontem.

Os professores presentes naquele dia relataram que diversos tentaram se suicidar pelas varandas da universidade, preferindo o fim da vida à captura pelas forças da ditadura militar, informou Laís Hera, presidente do Centro Acadêmico 22 de Agosto, da PUC. “E é por essas pessoas que estamos aqui hoje, para que isso nunca mais ocorra em um Estado Democrático de Direito, alcançado por meio de intensa luta”.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BolsonaroDireitos Jáeleiçõesfake newsgolpeinstituiçõesMoroRepúblicaSTF
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Brasil

Prefeitura de SP aciona medidas após greve no transporte público de SP

09/12/2025 19:28 | 2 min de leitura

● Cometa 3I/Atlas: Cientistas Detectam Sinais de Rádio em Aproximação à Terra

09/12/2025 19:31 | 1 min de leitura

● CNH do Brasil: Novo Aplicativo Simplifica Habilitação e Reduz Custos!

09/12/2025 19:33 | 2 min de leitura

● Lula Aprova 99% das Propostas no Congresso e Isenção de Imposto

09/12/2025 19:05 | 1 min de leitura

● Liverpool vence Inter por 1 a 0 e se mantém na Champions League!

09/12/2025 19:19 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!