O Museu Bispo do Rosario, situado na Colônia Juliano Moreira, região oeste do Rio de Janeiro, lançou um chamado para o projeto Casa B de Residência Artística. O documento se destina a selecionar projetos de oito artistas, focados em processos criativos e formativos, com o suporte da equipe do museu.
A Residência oferecerá encontros de outubro a dezembro, todas as sextas-feiras, das 10h às 17h. Cada participante receberá uma bolsa de R$ 6 mil, distribuídos em três parcelas. As inscrições têm prazo até 22 de setembro. Após a conclusão do programa, será inaugurada uma exposição aberta ao público com as obras produzidas durante a imersão.
Para participar, é necessário possuir prática artística em qualquer área, ter mais de 18 anos, experiência em pesquisa e produção artística e preencher o formulário online (neste link). É preciso, ainda, enviar um documento com até 2 mil caracteres descrevendo o projeto a ser desenvolvido na residência e um portfólio digital durante o cadastro.
A seleção do júri é feita pela equipe de curadoria do Museu Bispo do Rosario, que analisará o percurso artístico de cada concorrente com base nas informações do portfólio e currículo, e na relevância do projeto proposto para a residência.
Deseja receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp?
LEIA TAMBÉM!

O pianista brasileiro Tenorinho foi assassinado pela ditadura argentina e reconhecido 50 anos após sua morte
O indivíduo conhecido como “Careca do INSS” prestará depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura fraudes no órgão, nesta segunda-feira (15)
Em um tom cordial, Netanyahu e Rubio discutem assuntos enquanto Israel registra 37 mortes de palestinos desde o início do dia, incluindo três devido à falta de alimentos
A iniciativa marca o retorno do programa de residência do Museu. “Nesta edição, consideramos a relação com os territórios, avaliando como as transformações e os vínculos com o espaço podem ser agentes de reflexões poéticas. Encarando esta edição como um recomeço de um projeto que se define como espaço de formação e divulgação da arte, oferecendo um panorama da produção contemporânea com grande potencial para as reflexões que estão em curso”, declara a curadora adjunta e coordenadora do projeto de Residência Artística Casa B, Napê Rocha.
O museu encontra-se localizado na Colônia Juliano Moreira, na região da Taquara, antiga sede do último hospício da cidade, extinto em 2022. A instituição tem como foco a preservação, conservação e divulgação da produção artística de Arthur Bispo do Rosario, artista plástico que permaneceu internado por 49 anos.
A sua produção artística foi mantida pelo então Museu Nise da Silveira. Em 2000, 11 anos após a morte do artista, a instituição mudou seu nome para Museu Bispo do Rosario, em homenagem ao principal artista de seu acervo. Além de preservar a obra de Bispo do Rosario, o museu promove exposições, atividades educativas e projetos com a comunidade local.
A moradia do museu acolhe artistas que, durante o período de imersão, contam com o apoio na evolução de seus projetos, por meio do contato com a curadoria, a comunidade, o local e outros programas da instituição.
A iniciativa ocorre em um programa imersivo no local, marcado por transformações sucessivas: de área indígena a engenho durante o período colonial, de complexo hospitalar a bairro, onde diferentes camadas de tempo coexistem no mesmo espaço. O projeto da Residência Artística na Casa B é uma realização do Museu Bispo do Rosario, apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura – com o apoio do Itaú e da Rede D’OR.
Serviço
Residência Artística do Museu Bispo do Rosario
Inscrições até 22 de setembro (neste link).
O museu está aberto ao público de terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Verifique a programação nas redes sociais.
Fonte por: Brasil de Fato