Multinacional Ação Judicial Questiona Tarifas Impostas pelo Governo dos EUA

Multinacional enfrenta disputa judicial sobre tarifas impostas por Trump. A Costco move ação contra o governo dos EUA, buscando reembolso de tarifas da Lei de Poderes Econômicos

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Multinacional Ação Judicial Questiona Tarifas Impostas pelo Governo dos EUA

A gigante varejista moveu uma ação judicial contra o governo dos Estados Unidos, buscando declarar ilegais as tarifas recíprocas impostas pelo então presidente (Partido Republicano). A terceira maior varejista do mundo comunicou, na sexta-feira (28.nov.2025), que exige um “reembolso total” das tarifas decorrentes da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, vinculadas à ordem executiva de Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo foi formalizado antes do prazo final de 15 de dezembro de 2025, data em que a Costco enfrentaria dificuldades para recuperar valores pagos ao governo americano. A empresa não divulgou o valor exato que pretende receber de volta.

Tribunais Já Julgaram a Legalidade das Tarifas

Até o momento, duas instâncias judiciais inferiores já determinaram que o presidente Trump não possuía a autoridade para impor tarifas sem a aprovação do Congresso. As decisões refletem o ceticismo dos juízes em relação à utilização dos poderes de emergência para estabelecer tarifas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo Defende a Autoridade Presidencial

A administração federal argumenta que os poderes de emergência conferem ao presidente a capacidade de definir tarifas globais. Segundo a Casa Branca, qualquer decisão contrária limitaria a capacidade de negociação internacional e resultaria na perda de bilhões já arrecadados.

O porta-voz da Casa Branca, Kush Desai, afirmou que a administração aguarda a resolução do caso pela Suprema Corte. “As consequências econômicas do fracasso em manter a legalidade das tarifas do presidente Trump são enormes”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile