MST promove abertura de assentamento em Recife para que voluntários conheçam a organização e cultivem alimentos destinados à doação; confira como participar

O evento ocorrerá nos dias sábado e domingo; o transporte de ida e volta, a alimentação e a hospedagem são gratuitos.

14/08/2025 14:32

1 min de leitura

MST promove abertura de assentamento em Recife para que voluntários conheçam a organização e cultivem alimentos destinados à doação; confira como participar
(Imagem de reprodução da internet).

No fim de semana (16 e 17 de agosto), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza uma experiência em Pernambuco. A iniciativa, que engloba política, contato com a terra, produção de alimentos e a construção da solidariedade, ocorre no Assentamento Che Guevara, em Moreno, a 45 quilômetros de Recife. O transporte é gratuito, assim como a alimentação e a estrutura para hospedagem no local. O ônibus parte às 6 horas da manhã deste sábado, no Armazém do Campo, localizado na avenida Martins de Barros, nº 387, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife.

Os interessados em participar devem se inscrever por meio de formulário online (clique aqui). Após a inscrição, os voluntários receberão orientações sobre vestimenta e itens para levar. A atividade é aberta para crianças e adolescentes acompanhados de seus responsáveis. O MST sugere que esta experiência é uma boa oportunidade para aquelas pessoas que desejam se aproximar do movimento, aprender sobre a luta por reforma agrária e o compromisso com a alimentação saudável, o meio ambiente e os princípios da agrofloresta.

Os voluntários, durante a experiência no assentamento, aprendem sobre os princípios e valores do movimento, participam de uma análise sobre o contexto político e social do país, sobre educação popular, agroecologia, a relevância da agricultura familiar para a alimentação saudável nas cidades e vivenciam um momento de lazer cultural, além de participarem do plantio e da colheita de alimentos sob a orientação dos sem terra que residem no local.

A atividade é realizada em parceria com a campanha Mãos Solidárias, grupo sem fins lucrativos que distribui alimentos para a população vulnerável e organiza cozinhas populares em todo o estado. No Assentamento Che Guevara existe uma área dedicada exclusivamente ao plantio de itens alimentares para doação para as comunidades e para as cozinhas utilizarem no preparo das refeições solidárias, saudáveis e sem veneno.

Fonte por: Brasil de Fato

Leia também:

Autor(a):