Motoristas Paulistas: Calendário de Pagamento do IPVA 2026 Começa
A partir de segunda-feira (12), o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026 será divulgado para os motoristas do estado de São Paulo. O sistema considera o número da placa do veículo para determinar o período de pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento realizado em janeiro, dentro do período determinado pelo final da placa, garante um desconto de 3% para quem optar por quitar o valor à vista. Caso prefira, o motorista pode parcelar o valor em até cinco vezes.
É importante ressaltar que o pagamento após o primeiro mês do calendário perde o benefício do desconto e a opção de parcelamento, exigindo o pagamento total do valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tabela de valores do IPVA segue as mesmas definições do ano anterior, com alíquotas específicas para diferentes categorias de veículos. Carros de passeio pagam 4% do valor, motocicletas, caminhonetes, ônibus e maquinário pesado pagam 2%, caminhões pagam 1,5% e veículos de locadoras pagam 1%.
O valor devido pode ser consultado através do Sivei (Sistema de Veículos). O pagamento pode ser feito através do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou por meio de cartões de crédito em empresas credenciadas à Sefaz-SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além das opções tradicionais, como Pix, TED, DOC e boleto, o pagamento também pode ser realizado com cartão de crédito.
Em caso de atraso no pagamento, o motorista estará sujeito a uma multa de 0,33% por dia, acrescida de juros calculados com base na taxa Selic. Após dois meses de atraso, a multa é fixada em 20% do valor do imposto.
