Inauguração do Morumbi: Um Sonho Realizado
Em 2 de outubro de 1960, o São Paulo Futebol Clube celebrou a concretização de um objetivo de longa data: a construção de seu próprio estádio. Autoridades, atletas e torcedores compareceram em peso ao duelo entre o Tricolor e o Sporting de Portugal, que o time da casa venceu por 1 a 0, com gol do jogador Peixinho. A obra, que demoraria dez anos para ser totalmente concluída, teve início em 1953.
A Construção em Meio ao Nada
A construção do estádio, localizado na Marginal do Tietê, começou em uma região distante do crescimento desordenado da capital paulista. O antigo Canindé, sede do clube, foi vendido para a Portuguesa em 1956, e o dinheiro foi utilizado para financiar a construção do Morumbi. A região, até meados dos anos 50, era caracterizada por ser alagadiça e coberta por mata fechada, distante do centro urbano.
Desafios e Expectativas
A população local inicialmente recebeu a obra com desconfiança, considerando-a realizada “no meio do nada”. Inicialmente, havia a previsão de que o estádio pudesse ser construído no Ibirapuera, mas a ideia não foi viabilizada. O projeto foi idealizado pelo renomado arquiteto Vilanova Artigas.
Capacidade e Adaptações
Originalmente, o Morumbi tinha capacidade para 150 mil torcedores, mas, ao longo dos anos, foi adaptado para cerca de 70 mil, devido a questões de segurança. Por muitos anos, o estádio foi o maior do mundo em termos privados, e ainda é o principal do país nesse setor.
O Primeiro Gol
O gol do jogador Peixinho, o primeiro do Morumbi, foi descrito pela Gazeta Esportiva Ilustrada: “Partindo a ação no flanco esquerdo, com Canhoteiro e Gino. Deste a bola rolou para Fernando Sátiro, isolado nas proximidades da área. O médio preferiu não cerrar, largando passe largo para a direita onde se achava deslocado Jonas, que executou um centro a meia altura. A bola foi encontrar Peixinho na pequena área, envolvido por vários adversários. Enquanto estes ficavam na expectativa, o ‘filho de Peixe’ testou baixo para as redes de Aníbal”.
LEIA TAMBÉM!
Desbancando o Pacaembu
O Morumbi desbancou o Pacaembu, inaugurado em 1940, que leva o nome de Paulo Machado de Carvalho, dirigente do São Paulo que se empenhou justamente pela construção do estádio tricolor.