Flutuações hormonais iniciam-se antes da puberdade e geram impactos no corpo feminino.
Em entrevista ao CNN Sinais Vitais, a Dra. Rita Dardes, ginecologista e professora do Departamento de Ginecologia da Unifesp, detalhou a influência crucial das alterações hormonais no desenvolvimento emocional e comportamental das mulheres, desde a infância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A especialista ressaltou que, mesmo antes da puberdade, flutuações hormonais, principalmente dos estrogênios e andrógenos produzidos pelas adrenais, já começam a impactar o organismo feminino.
Dra. Dardes explicou que o momento da primeira menstruação marca o que os profissionais da área chamam de “explosão hormonal”, estabelecendo um ciclo que define as alterações hormonais que a mulher vivenciará ao longo de sua vida. Esse processo complexo envolve uma interação entre o córtex, o hipotálamo, a hipófise e o ovário, formando um sistema intrincado.
A médica também apontou que até 8% das mulheres podem ser afetadas pelo transtorno disfórico, uma forma mais intensa da tensão pré-menstrual (TPM). Segundo a professora da Unifesp, essa condição está ligada a uma maior sensibilidade às mudanças hormonais que ocorrem naturalmente durante o ciclo menstrual.
A hipersensibilidade hormonal se manifesta principalmente nas variações dos níveis hormonais ao longo do ciclo menstrual, podendo causar alterações significativas no humor e no comportamento das mulheres que sofrem dessa condição. A pesquisa e a análise das informações foram realizadas pela equipe de jornalismo da CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!