Montadoras Europeias em Crise: Suspensão de Exportações da Nexperia

Nexperia suspende exportações, ameaçando montadoras europeias. Crise de semicondutores revive desafios de 2021-2023. Governo Trump intensifica pressão sobre Holanda. Produção do Golf e Variant é parada em Wolfsburg

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(Imagem de reprodução da internet).

Crise de Semicondutores Ameaça Montadoras Europeias

Uma decisão da fabricante chinesa de semicondutores, Nexperia, de suspender as exportações, está prestes a impactar severamente as montadoras europeias. A empresa informa que possui chips suficientes apenas para uma semana. A situação revive os desafios da crise de semicondutores de 2021-2023, que afetaram a indústria automotiva durante a pandemia de Covid-19.

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A medida da Nexperia foi motivada por uma disputa política relacionada a tarifas. A situação foi intensificada pela pressão do governo Trump sobre o governo holandês para assumir o controle da empresa, originalmente desmembrada da Philips e comprada pela Wingtech, da China, por US$ 3,6 bilhões em 2019.

Altos funcionários do governo Trump temiam uma transferência de tecnologia da Holanda para a controladora chinesa. A Associação dos Fabricantes de Automóveis Europeus (ACEA) expressou que a crise gera “preocupação crescente” entre seus membros, com a maioria esperando “paralisações iminentes nas linhas de montagem”.

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Os fabricantes europeus dependiam da Nexperia como uma solução para futuras escassez de chips provenientes de fornecedores asiáticos. A empresa produzia mais de 100 bilhões de chips anualmente, com os wafers de silício sendo fabricados na Alemanha e Grã-Bretanha, enviados para a China e outros países asiáticos para serem cortados em chips e posteriormente vendidos.

Os chips da Nexperia são utilizados em diversos componentes de veículos modernos, incluindo o software de interruptores de vidros elétricos e controles de bancos. O diretor financeiro do Grupo Volkswagen, Arno Antlitz, confirmou que a crise é iminente para o maior fabricante de automóveis da Europa.

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“Observamos a questão dia a dia e semana a semana, e o que podemos dizer é que, até o final da próxima semana, temos fornecimento suficiente”, declarou Antlitz. A empresa já suspendeu a produção do Golf hatch e da Variant em sua sede de Wolfsburg e espera paralisações rotativas dos SUVs Tiguan, Touran e Taryon enquanto busca cadeias de suprimento alternativas.

“Não podemos ficar parados”, disse Antlitz. “Temos responsabilidade. Então tentamos encontrar fontes alternativas, conseguir de fontes alternativas. Até agora conseguimos. “Garantimos a produção dia a dia e semana a semana. Agora estamos seguros até o final da próxima semana, e as equipes continuam trabalhando.

Por ora, é uma boa notícia estarmos seguros por mais uma semana.”

Antlitz apontou as relações políticas entre China e Estados Unidos como a origem da crise, enfatizando que não há muito que as montadoras possam fazer para resolvê-la. “Obviamente, muitas das restrições comerciais atuais se baseiam na relação entre os EUA e a China.

Não se trata de uma escassez física de oferta; é uma escassez de oferta baseada em decisões políticas e outras decisões. “É apenas política; é assim que também precisa ser resolvida. Realmente espero que as partes se sentem e encontrem soluções para a indústria europeia e, basicamente, mundial.”

A Wingtech entrou na lista negra do governo Trump em 2024, o que também incluiu a Nexperia, e o governo holandês achou que havia garantido à divisão local uma isenção com sua intervenção de 30 de setembro, bloqueando qualquer transferência de tecnologia para a Wingtech.

O CEO chinês da Nexperia, fundador da Wingtech, Zhang Xuezhen, foi suspenso por um tribunal holandês por “má gestão”, o que levou a China a bloquear as exportações da Nexperia a partir do país.

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