Orcas Impressionam Monitor Ambiental em Santos
Um encontro raro e inesquecível: a observação de seis orcas no litoral de Santos, São Paulo. O monitor ambiental Virgílio Costa, conhecido como Kbça, de 43 anos, teve o privilégio de presenciar o evento no último sábado. Kbça estava prestando suporte a uma embarcação de mergulho na cidade, por volta das 10h, quando identificou o que inicialmente parecia ser a nadadeira de uma orca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem perder tempo, ele utilizou seu drone para registrar o momento, dedicando cerca de 15 minutos à busca pelos animais. A persistência do monitor ambiental resultou em um avistamento espetacular: um grupo de seis orcas. A experiência foi ainda mais significativa com a identificação de um adulto macho, facilmente reconhecido pela maior dimensão de sua nadadeira dorsal, e um filhote, caracterizado por sua pequena estatura e frequentes saltos.
O avistamento histórico ocorreu no parque marinho Laje de Santos, um local de grande relevância para a biodiversidade. A área, que abrange cinco mil hectares, é reconhecida como um dos melhores pontos de mergulho do Brasil. A ocorrência da espécie nesse local representa um marco, pois é a primeira vez que orcas são avistadas no estado de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As imagens do encontro estão se tornando virais nas redes sociais, gerando grande interesse e admiração. O registro inédito de orcas na Laje de Santos demonstra a riqueza da vida marinha brasileira e a importância da preservação dos ecossistemas costeiros.
A presença das orcas nessa região é um fenômeno natural, relacionado à migração sazonal dos animais em busca de fontes de alimento nas águas quentes do hemisfério sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
