Monções Tardias Causam Danos nas Colheitas da Índia

Dívida do campo e consumo rural em alta: situação preocupa agricultores. Leia na íntegra Forbes Brasil.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

As expectativas dos agricultores indianos de colheitas abundantes após as monções deste ano foram desfeitas devido a fortes chuvas que ocorreram antes da colheita, causando danos significativos aos campos e destruindo lavouras de milhões de pessoas que dependem exclusivamente da agricultura para sua subsistência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação impacta culturas como algodão e soja, potencialmente elevando a dívida dos agricultores e limitando o crescimento do consumo rural, que estava previsto para aumentar após a redução de impostos em diversos itens de consumo por Nova Délhi.

Agricultores relatam perdas significativas na colheita, com projeções de rendimento drasticamente reduzidas. Por exemplo, um agricultor, Kishore Hangargekar, da região de Dharashiv, Maharashtra, estima ter apenas 2 a 3 quintais de soja por acre, em vez dos 10 a 12 quintais esperados inicialmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa queda na produtividade pode impactar negativamente o crescimento agrícola, com projeções de redução para 3% a 3,5% no trimestre encerrado em dezembro, em comparação com 6,6% no ano anterior.

A situação econômica também está sendo afetada. A redução na produção agrícola pode aumentar as importações de óleo vegetal da Índia, que devem atingir 18 milhões de toneladas, um recorde, a partir de novembro. Essa situação exige atenção para mitigar os efeitos na economia do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Os agricultores enfrentam dificuldades adicionais. A qualidade das safras danificadas está abaixo do preço mínimo de apoio do governo, forçando-os a vender a preços baixos. Muitos agricultores, como Sachin Nanaware, estão preocupados com o pagamento de dívidas e o futuro de seus negócios, com a possibilidade de hipotecar seus bens para garantir o pagamento de empréstimos.

A previsão de mais chuvas fora de época pode atrasar o plantio de culturas de inverno, como trigo, canola e grão-de-bico, e danificar as safras de verão que ainda estão em maturação. Muitos agricultores não têm recursos financeiros para adquirir sementes e fertilizantes, necessitando de apoio para garantir o sucesso da próxima safra.

Sair da versão mobile