Ministro Padilha Anuncia Expansão da Vacina Contra a Dengue para 1 Milhão de Humanos

Ministro Padilha anuncia ampliação da vacinação contra a dengue para profissionais e público de 15 a 59 anos no Brasil. Vacina Butantan-DV será produzida em larga escala

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Imunização Contra a Dengue Ampliada para Profissionais de Saúde e Público de 15 a 59 Anos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) um avanço significativo no combate à dengue no Brasil. A partir de fevereiro, cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde em todo o país poderão ser imunizados com a vacina Butantan-DV, uma tecnologia 100% nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O imunizante, que oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, é o primeiro de dose única do mundo.

Produção Ampliada da Vacina Butantan-DV

O Instituto Butantan deve produzir e entregar até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais da vacina Butantan-DV, para garantir a imunização dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o instituto firmou uma parceria com a empresa WuXi Vaccines, da China, para ampliar a produção da vacina brasileira em até 30 vezes. A expectativa do Ministério da Saúde é de que, com essa parceria, sejam produzidas entre 25 e 30 milhões de doses da Butantan-DV no corrente ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expansão da Vacinação para o Público de 15 a 59 Anos

O ministro Padilha projeta que, à medida que a produção da vacina aumente, ela será incorporada permanentemente ao calendário de vacinação nacional. O governo federal pretende vacinar gradualmente toda a população entre 15 e 59 anos, começando pela população mais velha (59 anos) e avançando até o público mais jovem (15 anos). A disponibilidade de novas doses importadas da vacina japonesa QDenga também será crucial para essa expansão.

Vacinação para Crianças e Adolescentes

Para o público de 10 a 14 anos, o SUS oferece gratuitamente o imunizante internacional QDenga, com esquema vacinal de duas doses. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. O Ministério da Saúde adquiriu 9 milhões de doses da QDenga para 2026 e mais 9 milhões para 2027, totalizando 18 milhões de doses, que serão distribuídas em todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile