O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que o Brasil necessita aumentar os investimentos em tecnologia nuclear como medida de proteção contra possíveis ameaças externas. A afirmação foi feita durante a cerimônia de posse dos novos diretores da Agência Nacional de Segurança Nuclear e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em Rio de Janeiro. “Mesmo que isso seja polêmico, estamos vivenciando instabilidades internacionais significativas no mundo, especialmente nos últimos tempos”, afirmou Silveveira durante a cerimônia na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O ministro, em sua fala, mencionou a Constituição e destacou o potencial do Brasil em reservas de urânio. “Um país que é gigante pela própria natureza, que possui 11% da água doce do planeta, clima tropical, solo fértil e inúmeras riquezas minerais, precisa levar muito a sério a questão nuclear. No futuro, nós teremos necessidade dessa tecnologia também para a defesa nacional”, declarou.
Silveira também afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conseguido preservar a soberania brasileira e defendeu um debate mais amplo sobre o assunto. “Tenho absoluta certeza de que os homens públicos do País, em especial o Congresso Nacional, deverão rever a posição (sobre o uso pacífico da tecnologia)”, concluiu.
Com informações do Estadão Contigo
Publicado por Nícolas Robert
LEIA TAMBÉM!
● A China manifesta críticas a Trump por incitar a Europa a adotar medidas econômicas de retaliação em razão do papel do país na guerra da Ucrânia
● Incêndios florestais comprometem a qualidade do ar a longas distâncias, adverte a ONU
● Trump defende Robert Kennedy Jr. após reunião acalorada no Senado
Fonte por: Jovem Pan