Ministério da Defesa diz que fronteira Brasil-Venezuela permanece “tranquila”. Reuniões e contatos diplomáticos são agendados para monitorar a situação.
O ministro da Defesa afirmou neste sábado (3 de janeiro de 2026) que a situação na fronteira entre o Brasil e a Venezuela permanece “tranquila”. A declaração ocorre em um contexto de atenção às atividades na região, mas sem indicação de escalada de tensões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o ministro, não há necessidade de reforçar o número de militares brasileiros em Roraima, estado fronteiriço com a Venezuela. A avaliação é de que o contingente existente é suficiente para garantir a segurança e a tranquilidade da área.
O ministro Múcio participou de uma reunião no Ministério das Relações Exteriores, entretanto, o presidente do PT esteve presente por videoconferência, participando da reunião da área militar na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro.
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, esteve presente por teleconferência, devido a férias no exterior, retornando a Brasília no domingo (4 de janeiro). Houve também contato telefônico com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Ivan Gil.
Uma nova reunião está agendada para o Itamaraty às 17h deste sábado (3 de janeiro de 2026). A reunião será conduzida pela ministra-interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e contará com a participação da ministra-chefe-interina da Casa Civil, Miriam Belchior, além de outros ministros por teleconferência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!