Ministério Público Eleitoral denuncia Pablo Marçal por ofensas a José Datena. Promotor acusa ex-candidato de injúria e difamação em relação a Datena. A denúncia detalha ataques em redes sociais
O Ministério Público Eleitoral formalizou, na quarta-feira (5), uma denúncia contra o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), sob as acusações de injúria e difamação contra o também ex-candidato e apresentador José Luiz Datena.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As ofensas teriam ocorrido durante o período eleitoral de setembro de 2024, especificamente em entrevistas ao vivo e publicações nas redes sociais. A ação foi conduzida pelo promotor de Justiça Eleitoral, Cleber Masson, que detalhou as irregularidades.
De acordo com o promotor, as declarações de Marçal, direcionadas a Datena no Instagram, incluíram termos e acusações que, segundo o MP, violaram a honra e a imagem do jornalista. Entre as expressões utilizadas, destacam-se as qualificações de “agressor de mulheres”, “assediador sexual” e “comedor de açúcar”, juntamente com a alegação de que Datena teria “comprou o silêncio de uma menina” em um suposto caso de assédio sexual.
O promotor enfatizou que a conduta de Marçal representava um ataque direto à honra subjetiva de Datena, afetando seus atributos físicos e morais. A denúncia formalizada pelo Ministério Público Eleitoral busca responsabilizar o empresário pelas ofensas cometidas.
O Ministério Público Eleitoral argumenta que as declarações de Marçal possuíam caráter eleitoral, podendo ter influenciado a candidatura do denunciado. A denúncia também se baseia em uma entrevista realizada em 20 de setembro de 2024, na qual Marçal reiterou as acusações contra Datena, afirmando que o jornalista havia realizado “um contorcionismo jurídico” para evitar responsabilização por assédio sexual contra uma jornalista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A denúncia solicita não apenas a condenação de Pablo Marçal, mas também a definição de um valor mínimo para compensar os danos morais causados a José Datena. Até o momento da publicação desta matéria, Pablo Marçal não se manifestou sobre a acusação.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!