Ministério divulga calendário de pagamentos PIS/Pasep 2026: confira!

Ministério divulga calendário de pagamentos PIS/Pasep 2026. Cronograma será lançado em novembro, após reunião do Cofat. Benefícios de 2026 baseiam-se em 2024.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Calendário de Pagamentos PIS/Pasep 2026 a Ser Divulgado em Novembro

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) comunicou que o cronograma de pagamentos do PIS/Pasep para o ano de 2026 será publicado no final de novembro. A divulgação ocorrerá após a conclusão da última reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Cofat).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor do benefício ainda não foi determinado, pois depende do reajuste das bases de cálculo realizado pelo Governo Federal para o próximo ano.

Os pagamentos referentes a 2026 serão baseados no ano-base de 2024. Durante o período da pandemia, recursos do fundo PIS/Pasep foram redirecionados para o auxílio emergencial. Com o retorno do pagamento, um intervalo de dois anos persiste entre as datas de recebimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é PIS/Pasep?

O Programa de Integração Social (PIS) concede o abono salarial aos trabalhadores com carteira assinada do setor privado, através da Caixa Econômica Federal. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) oferece benefícios aos servidores públicos, por meio do Banco do Brasil.

Programas Unificados

Os programas PIS e Pasep foram unificados pelo Governo Federal e integram o sistema que visa garantir benefícios, incluindo o abono salarial para trabalhadores de baixa renda. O valor do abono é limitado a um salário mínimo e é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Requisitos para Receber o Benefício

Para ter direito ao recebimento, o trabalhador deve atender aos seguintes critérios: estar cadastrado no programa por pelo menos cinco anos; ter recebido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano de 2024; ter exercido atividade remunerada por no mínimo 30 dias, em 2024; e ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Sair da versão mobile