Ministério de Relações Exteriores de Israel critica posse de Zohran Mamdani em Nova York, chamando de “gasolina antissemita”.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel emitiu uma declaração nesta sexta-feira, reagindo à posse do socialista Zohran Mamdani como novo prefeito de Nova York. A declaração expressa preocupação com a situação, descrevendo a chegada de Mamdani como “gasolina antissemita em um fogo aberto”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pasta enfatizou que Mamdani “elimina a definição da IHRA” (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) e “suspende as restrições ao boicote a Israel”, considerando essa atitude como ausência de liderança.
O governo israelense já havia demonstrado descontentamento com a vitória de Mamdani nas eleições de Nova York, em 4 de novembro do ano passado. Vários ministros, especialmente os mais conservadores, questionaram a identidade do candidato, acusando-o de ser “islâmico declarado”, “antissemita” e “inimigo de Israel”.
A postura do novo prefeito também gerou críticas devido ao seu apoio ao povo palestino, que enfrenta um bloqueio imposto por Israel na Faixa de Gaza.
Mamdani, que aos 34 anos é o segundo prefeito mais jovem da cidade e o primeiro de ascendência sul-asiática e muçulmano, prestou juramento com o Alcorão, conforme conduzido por sua esposa, Rama Duwaji. A cerimônia marcou a formalização de sua posse como 112º prefeito de Nova York.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!