O governo federal tem planos de oficializar, em breve, a nomeação de um novo secretário-executivo para o Ministério de Minas e Energia. A informação foi apurada pelo Poder360. O nome em destaque para a vaga é Ataíde, considerado um nome de confiança para o cargo, após a saída do anterior, que buscará uma candidatura própria nas eleições de abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Experiência e Trajetória em Planejamento Energético
Ataíde já ocupa a Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento desde 6 de junho. Sua atuação se concentra na coordenação das políticas do Ministério voltadas para uma transição energética que busca ser justa, inclusiva e segura, além de fortalecer o planejamento integrado dos recursos energéticos do país.
Ele tem acompanhado de perto projetos cruciais como o LRCAP, leilão de capacidade de potência para o Sistema Interligado Nacional; leilões de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), focados em geração distribuída regional e menor impacto ambiental; e leilões de sistemas de armazenamento de energia, incluindo baterias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Planos Estratégicos de Longo Prazo
Ataíde também está envolvido no desenvolvimento do Plano Decenal de Expansão de Energia (2035), um documento de planejamento indicativo que guia a expansão da oferta e da infraestrutura energética do país para os próximos 10 anos. Ele também acompanha o Plano Nacional de Energia (PNE) de 2055, que estabelece as diretrizes para o setor energético até 2055, e o Plano Nacional de Transição Energética (PNE), que integra descarbonização, inovação tecnológica, financiamento e os impactos socioeconômicos da transição.
Participação em Fóruns de Discussão
Ataíde também participa do Fórum Nacional de Transição Energética, um espaço de diálogo entre governo, setor produtivo, academia e sociedade civil, para discutir as diretrizes, desafios e oportunidades da transição energética no Brasil. Sua trajetória profissional inclui experiência no Ministério da Gestão e da Inovação, onde atuou como coordenador-geral da Expansão Eletroenergética.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Ele também passou pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), como chefe de gabinete, e atuou como assessor técnico na Casa Civil e no próprio Ministério de Minas e Energia.
Formação Acadêmica
Ataíde possui mestrado em Economia e Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de um Master of Public Policy em parceria com a Columbia University, através da Enap. Sua formação também inclui uma especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos setores energético e mineral, obtida na PUC-Rio.
Ele é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB).
