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Ministério da Educação define metas ambiciosas até 2026 para expandir ensino no Brasil

Ministério da Educação busca universalizar acesso à educação básica em todo o país até 2026, com foco em alfabetização e infraestrutura escolar.

Por: redacao

03/12/2025 8:02

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Educação, por meio da secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, estabeleceu a meta de universalizar o acesso à educação básica em todos os territórios do país até 2026. Atualmente, a cobertura educacional alcança cerca de 90% da população.

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A pasta busca definir, ainda em dezembro deste ano, a estratégia para consolidar a expansão do modelo educacional.

Prioridades do Ministério

Entre as prioridades da secretária estão os resultados dos exames nacionais de alfabetização, visando atingir 64% das crianças alfabetizadas na idade correta. Além disso, o governo pretende alcançar 80% das escolas brasileiras com conexão à internet para fins pedagógicos até o final de 2026, atualmente em 64%.

Política Educacional e Incentivo ao Estudante

Uma das metas é consolidar uma política educacional, desvinculando a estratégia de incentivos financeiros aos estudantes do ensino médio. A secretária enfatiza a importância de garantir que os alunos tenham acesso à educação e queiram continuar estudando.

Políticas Recentes e Integração

O “Compromisso Nacional Toda Matemática”, lançado em outubro deste ano, também será uma prioridade. O objetivo é integrar as redes de ensino de forma semelhante ao pacto pela alfabetização na idade certa.

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Qualidade e Infraestrutura

A secretária destaca que o padrão para considerar uma matrícula como de tempo integral é de pelo menos sete horas diárias durante cinco dias na semana, ou 35 horas semanais. A qualidade da vaga e a infraestrutura escolar, incluindo espaços para atividades extracurriculares, são etapas cruciais.

Intersetorialidade e Contexto Local

A secretária defende a importância da intersetorialidade, com o envolvimento de outras pastas, como saúde, cultura e esporte. Acreditando que a escola deve ser um ponto de apoio e informação, como foi durante a pandemia. A intersetorialidade deve acontecer em cada região, considerando as particularidades locais e as necessidades da comunidade.

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Autor(a):

redacao

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