Ministério da Saúde confirma caso da gripe K no Brasil. Infectologista explica mutação viral e impacto na imunização. Descubra os sintomas e prevenção.
O Ministério da Saúde confirmou a identificação de um caso da gripe K no Brasil. A informação foi divulgada no Informe Vigilância das Síndromes Gripais referente à semana epidemiológica 49, publicado em 12 de dezembro. A situação é impulsionada por uma mutação genética no vírus influenza A (H3N2) subclado K.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O subclado K surge devido a uma mutação genética na superfície do vírus. Rosana Ritchmann, infectologista do Grupo Santa Joana e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, explica: “Essa mudança faz com que o nosso sistema imune não reconheça o vírus como H3N2.
Ele entende que é ‘um primo’”.
Ritchmann destaca que, apesar da vacinação, a mutação genética diminui a eficácia do imunizante contra o subclado K. “É uma mudança pequena, mas que faz com que a forma de combatermos o vírus seja menos eficaz, por isso há um aumento de casos tão grande”.
A especialista ressalta que, mesmo com a vacinação, o imunizante pode não evitar a infecção, mas protege contra o desfecho mais grave, que é a hospitalização e a morte. O antiviral oseltamivir, comercializado como Tamiflu, é eficaz no tratamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se proteger da gripe K, são recomendados cuidados como evitar contato com outras pessoas, principalmente as mais vulneráveis, durante sintomas respiratórios; manter ambientes bem ventilados; lavar as mãos frequentemente; e usar máscaras, se necessário.
Os sintomas da gripe K são semelhantes aos da gripe comum, incluindo febre, congestão nasal, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e mal-estar. A infecção pode ser diferenciada através de testes em laboratório.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!