Mimo retorna a Olinda neste fim de semana, apresentando artistas de grande destaque da música; confira a programação

Com shows, exibições cinematográficas e iniciativas pedagógicas, o evento ocorre em sete locais, sendo a maioria no Sítio Histórico.

12/09/2025 14:38

3 min de leitura

Mimo retorna a Olinda neste fim de semana, apresentando artistas de grande destaque da música; confira a programação
(Imagem de reprodução da internet).

Após sete anos de ausência, o festival Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo) retornou à sua cidade. A abertura, na sexta-feira (12), contará com a presença do cantor e multi-instrumentista Edu Lobo, às 20h, na Igreja da Sé, bairro do Carmo. A Praça do Carmo, a 500 metros de distância, receberá apresentações a partir das 20h30, com o grupo Cordel do Fogo Encantado fechando a programação. O evento, que se estende até o domingo (14), inclui espetáculos musicais, uma mostra de cinema e atividades educativas, como workshops e rodas de conversa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A programação musical deste sábado inclui, na Praça de São Pedro, no Carmo, às 18 horas, os sets das DJs Nadejda e Makeda; e às 19 horas, no Seminário de Olinda, o acordeonista francês Lionel Suárez; além do set do DJ Pedro D-Lita Selecta e os shows da baterista francesa Anne Paceo; e da voz franco-africana de Votia, artista da Ilha da Reunião, território francês próximo a Madagascar, todos na Praça do Carmo, palco principal do festival.

No Recife, o Conservatório Pernambucano de Música recebe, nesta sexta-feira à tarde, dois workshops. O Convento de São Francisco (no Carmo) promove uma roda de conversa com Juliana Linhares e a mostra de cinema realiza sessões no pátio da Igreja da Sé (Alto da Sé, Carmo), a partir das 18 horas. Ademais, o Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, bairro do Varadouro, oferece sessões a partir das 20 horas.

Ao longo de três dias, mais de 40 atrações nacionais e internacionais passam pelo Sítio Histórico de Olinda, com destaques para Amaro Freitas e Hamilton Holanda (ambos no domingo), a pernambucana Juliana Linhares e o cubano Roberto Fonseca, ex-integrante do Buena Vista Social Club, trazendo para Olinda um espetáculo inspirado nas noites de Havana (no sábado) e outros artistas e grupos da França, Portugal e Espanha. O Mimo Festival estabeleceu uma parceria com o renomado festival Jazz in Marciac (França).

Programa Educativo

O Conservatório Pernambucano de Música, em Santo Amaro, promove workshops gratuitos com artistas do festival. Na sexta-feira (12), Samy Thiébault ministra a oficina “O Jazz e o Atlântico Negro”, enquanto Pascal Danaü discorre sobre a guitarra como voz mestiça. No sábado (13), Lionel Suárez explora o acordeon sem fronteiras, Baptiste Herbin & Nicolas Gardel apresentam o workshop “Symmetric”, Anne Paceo compartilha sua pesquisa sobre ritmos transculturais, Votia ensina cantos e danças da Ilha da Reunião e Carles Benavent aborda o caminho de seu baixo elétrico até o flamenco.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Convento de São Francisco, o Fórum de Ideias enriquece a vivência do público. Na sexta-feira (12), Juliana Linhares integra a roda Ficções do Real, conduzida por Chris Fuscaldo. No sábado (13), Lirinha promove reflexões sobre poesia e tradição em A oralidade como futuro. E no domingo (14), o cubano Roberto Fonseca aborda os diálogos globais de sua trajetória em Pontes Musicais.

Apresentação de filmes

A Igreja da Sé e o Teatro Fernando Santa Cruz promovem sessões de cinema com entrada gratuita. Nos dias 12, serão apresentados filmes como “O Som da Pele”, de Marcos Santos, e “O Homem do Terno Verde”, de Petrônio Lorena.

O sábado (13) apresenta filmes como Frevo Michiles, de Helder Lopes, e Black Rio Black Power!, de Emílio Domingos. O domingo (14) traz programações com Razões Africanas, de Jefferson Mello; e Macaléia, de Rejane Zilles. Todas as exibições evidenciam produções que se conectam com a música brasileira e internacional em sua variedade.

O Mimo Festival conta com patrocínio da Petrobras, apoio da Prefeitura de Olinda, Porto de Suape e Stone. O evento é organizado pela Lu Araújo Produções Artísticas. A programação do Mimo acontecerá em São Paulo (de 19 a 21 de setembro).

Fonte por: Brasil de Fato

Autor(a):