Presidente argentino duplicou base no Congresso em eleições legislativas. Leia na íntegra no Poder360.
Na segunda-feira, 27 de outubro de 2025, diversas lideranças mundiais prestaram seus parabéns ao presidente argentino, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), após sua expressiva vitória nas eleições legislativas de domingo, 26 de outubro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), publicou em sua conta na Truth Social: “Parabéns ao presidente Milei pela sua vitória esmagadora na Argentina. Ele está fazendo um trabalho maravilhoso! Nossa confiança nele foi justificada pelo povo argentino”.
O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, escreveu no X: “Parabéns ao presidente Milei sobre o sucesso das eleições de meio de mandato. A Argentina é um aliado vital na América Latina. Esses resultados são um exemplo claro de que a política de Paz por meio da Força Econômica do governo Trump está funcionando”.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda), deu os parabéns a Milei e afirmou que o “progressismo triunfou” na Argentina.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), também parabenizou Milei: “Meu caro amigo presidente, Sara e eu, e o Estado de Israel enviamos a você e ao povo da Argentina os mais calorosos parabéns pela sua extraordinária vitória nas eleições de ontem”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que na Argentina, “a população escolheu seguir por um caminho de coragem e transformação, em busca da prosperidade, da liberdade e do desenvolvimento”.
Javier Milei saiu vitorioso nas eleições de meio de mandato, duplicando sua base no Congresso. Essa expansão oferece maiores chances de aprovar sua agenda econômica.
Com 95% das urnas apuradas, o La Libertad Avanza conquistou 64 cadeiras na Câmara dos Deputados e 13 no Senado, totalizando, respectivamente, 92 deputados e 19 senadores. Antes da eleição, o partido tinha, respectivamente, 44 e 6. A coalizão peronista Fuerza Patria somou 40,82% dos votos na Câmara e 42,63% no Senado, superando a coalizão peronista Fuerza Patria, que obteve 24,31% na Câmara e 23,20% no Senado.
A coalizão peronista conquistou 31 cadeiras na Câmara e 6 no Senado, totalizando 79 e 24, respectivamente. Antes do pleito, a coalizão tinha maioria, com 96 deputados e 34 senadores.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!