Milei enfrenta revés em eleições legislativas de Buenos Aires e peronismo assume liderança
O partido do presidente argentino ficou 13 pontos atrás da oposição peronista; Força Pátria (peronismo, centro-esquerda) lidera com mais de 46% dos voto…

O presidente da Argentina, Javier Milei, sofreu uma derrota significativa neste domingo (7) nas eleições legislativas da província de Buenos Aires, um bastião do Peronismo. Seu partido ficou 13 pontos atrás da oposição peronista, de acordo com os resultados oficiais parciais. As pesquisas já indicavam que o peronismo tinha chances de vitória, apesar do cenário estar quase equilibrado. Nas eleições provinciais, consideradas um termômetro para as eleições legislativas de meio de mandato de 26 de outubro, o Força País (peronismo, centro-esquerda) lidera com mais de 46% dos votos, contra 33,8% do governista A Liberdade Avança (LLA), com 86% dos votos computados, segundo o órgão eleitoral provincial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Conselho Eleitoral da província de Buenos Aires comunicou que 63% dos eleitores registrados compareceram às eleições legislativas provinciais, realizadas no domingo (7). As urnas foram fechadas às 18h e os primeiros resultados oficiais serão divulgados a partir das 21h. O partido do governo, A Liberdade Avança, detém atualmente apenas 12 dos 92 assentos no Legislativo provincial, o que poderia levá-lo a ampliar sua representatividade, mesmo que perca a eleição.
Milei buscava assegurar uma vitória apoiando-se na redução da inflação (de 87% nos primeiros sete meses de 2024 para 17,3% no mesmo período deste ano) e na polarização com o kirchnerismo, o peronismo liderado pela ex-presidente Cristina Kirchner (2007-15), que se encontra em prisão domiciliar por corrupção.
Com informações da AFP. Publicado por Sarah Paula.
Fonte por: Jovem Pan
LEIA TAMBÉM:
● Seul anuncia acordo com os EUA sobre a libertação de coreanos do Sul detidos na fábrica da Hyundai
● Votação se inicia na província de Buenos Aires para eleições legislativas de relevância nacional
● O presidente Zelensky declarou que um ataque aéreo russo causou a morte de quatro pessoas e deixou 44 feridos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE