Milei busca apoio da oposição para reformas após vitória eleitoral

Presidente pondera novo gabinete após ministros serem eleitos para o Congresso.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Presidente Milei Urge Apoio para Reformas no Congresso

O presidente da Argentina, Javier Milei, fez um apelo nesta segunda-feira (27) aos parlamentares que representam a chamada “oposição moderada”, solicitando seu apoio para a implementação de sua agenda de reformas durante os próximos dois anos de seu mandato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração surge após a vitória do partido La Libertad Avanza, de Milei, nas eleições legislativas de meio de mandato.

Os resultados oficiais indicam que o partido de Milei obteve 40,68% dos votos, em contraste com 31,69% obtidos pela coalizão peronista. O presidente enfatizou a importância da aprovação das reformas como prioridade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O pior já passou. Vou buscar os votos que me faltam [no Congresso] para implementar essas reformas”, declarou Milei ao canal de televisão local A24, mencionando a possibilidade de alianças com parlamentares e governadores.

Mercado Argentino Reage Positivamente à Vitória

Após a vitória do partido de Milei, os mercados locais apresentaram um forte desempenho. O peso argentino se valorizou em 10%, atingindo 1.355 por dólar no início das negociações do dia. O principal índice de ações do país, o S&P Merval, registrou um aumento de quase 20%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Mudanças no Gabinete e Novas Nomeações

Milei confirmou que realizará mudanças em seu gabinete, com alguns ministros agora integrando o Congresso. Ele observou que possui tempo até a posse dos novos parlamentares, que ocorrerá em 10 de dezembro. A ministra da Segurança argentina, Patricia Bullrich, conquistou uma cadeira no Senado; o ministro da Defesa, Luis Petri, foi eleito para a Câmara dos Deputados; e o porta-voz da Presidência, Manuel Adorni, atuará como parlamentar na cidade de Buenos Aires.

“Tenho que formar o novo gabinete para negociar e aprovar as leis com as quais me comprometi com o povo argentino”, reconheceu Milei.

Sair da versão mobile