Milei analisa resultados de eleição na Argentina com baixa votação

Milei decide em pleito crucial e define futuro do governo no Congresso. Leia na Poder360.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Eleições Legislativas na Argentina Apresentam Baixa Participação

As eleições legislativas da Argentina, realizadas neste domingo (26.out.2025), registraram uma participação popular significativamente abaixo da média. Nos oito distritos que realizaram a votação para renovar 127 deputados e 24 senadores, a média de comparecimento foi de 58%, um declínio de aproximadamente 20 pontos percentuais em relação à média histórica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com dados da Câmara Nacional Eleitoral, 66% do eleitorado havia votado até as 18h (horário local). Os primeiros resultados oficiais devem ser divulgados a partir das 21h (horário local).

Decisividade do Pleito para o Governo Milei

O pleito é considerado crucial para o governo do presidente Javier Milei (La Libertad Avanza, direita). Com uma minoria nas duas Casas Legislativas, ele necessita ampliar sua base parlamentar para conseguir aprovar reformas econômicas e privatizações que sustentam sua agenda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde que assumiu a Casa Rosada, em dezembro de 2023, Milei tem enfrentado um Congresso fragmentado e um país dividido em relação às suas políticas.

Milei Vota e Interage com Apoiadores

O presidente votou neste domingo (26.out) em uma escola de Buenos Aires. Acompanhado da irmã e secretária-geral da Presidência, Karina Milei, o chefe de Estado manteve-se em silêncio diante dos jornalistas. Cercado por um esquema de segurança reforçado, ele cumprimentou apoiadores e tirou fotos antes de deixar o local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em X, Milei publicou uma foto mostrando o momento em que depositou seu voto na urna. “Cumpri meu dever cívico. Fim”, escreveu.

Resultados e Implicações

A eleição renovará metade da Câmara dos Deputados (127 de 257) e 1/3 do Senado (24 de 72). Além de medir a popularidade de Milei, o resultado servirá como termômetro da governabilidade do presidente e definirá o alcance político de suas reformas.

Pesquisas de intenção de voto indicam que o peronismo mantém uma leve vantagem nacional de 2 pontos percentuais (37% a 35%) sobre o La Libertad Avanza. O partido do presidente deve ter força em Buenos Aires, mas dificilmente terá maioria absoluta.

Sair da versão mobile