Migração venezuelana cresce com tensões EUA-Venezuela. Dados do OBMigra apontam para 20.097 entradas em agosto, impulsionadas por ações militares americanas no Caribe. Maduro pede paz
O fluxo de venezuelanos buscando refúgio no Brasil tem apresentado um crescimento notável, conforme dados recentes do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre julho e agosto, o número de entradas foi de 13.138, elevando-se para 20.097.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa escalada coincide com o aumento das tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e a Venezuela.
O aumento da migração venezuelana no Brasil está diretamente relacionado à escalada das tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela. O envio de forças militares americanas para o Caribe, iniciado em agosto, intensificou a situação, com o governo de Donald Trump atacando embarcações no Caribe sob a alegação de combater o narcotráfico.
Antes da ofensiva militar, os números de entrada de venezuelanos no Brasil apresentavam estabilidade. Em janeiro, foram registrados pouco mais de 16.700 entradas, mantendo-se semelhantes em fevereiro. A partir de março, houve um crescimento, com cerca de 18.000 entradas em março, seguido por uma retração em abril, com um volume de pouco mais de 15.000 entradas, repetindo-se valores próximos em maio (15.690) e junho (13.900), e em julho (13.100), que representou a menor marca anual até então.
Operações Militares e Tensões
As operações militares americanas no Caribe, incluindo o envio de navios de guerra, submarinos nucleares e aeronaves espiãs, e a operação “Lança do Sul”, com ataques contra supostos navios de drogas, contribuíram para a intensificação das tensões. O Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, mencionou o objetivo de combater “narcoterroristas” no hemisfério ocidental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente venezuelano Nicolás Maduro tem repetidamente afirmado que os EUA buscam sua deposição. Em um comício, fez um apelo pela paz, enfatizando a necessidade de “fazer tudo pela paz”.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!