México envia ajuda humanitária urgente a Cuba em meio à crise energética!

México envia socorro humanitário a Cuba em meio à crise! 🚨 Mais de 814 toneladas de alimentos e itens essenciais partem de Veracruz para a ilha caribenha. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

México Envia Ajuda Humanitária para Cuba em Meio a Crise

O governo mexicano anunciou, no domingo (8 de fevereiro de 2026), o envio de mais de 814 toneladas em ajuda humanitária para Cuba. A operação, ordenada pela presidente do país, (Morena, esquerda), envolveu o embarque de duas embarcações que partiram do porto de Veracruz com o objetivo de levar alimentos de primeira necessidade à ilha caribenha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O envio visa atender à crescente crise energética e de abastecimento que Cuba enfrenta, agravada pela pressão dos Estados Unidos sobre a ilha.

Detalhes da Ajuda Humanitária

Uma das embarcações, o Papaloapan, transportou 536 toneladas em itens essenciais, incluindo leite líquido, diversas carnes, biscoitos, arroz, feijão, atum em água e óleo vegetal, além de artigos de higiene pessoal. A outra embarcação, o Isla Holbox, carregou 277 toneladas em leite em pó, complementando o envio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contexto da Crise em Cuba

A situação em Cuba tem sido marcada por uma crise energética e de abastecimento, em grande parte causada pela pressão exercida pelos Estados Unidos. Em 3 de janeiro, o presidente dos EUA, (Partido Republicano), interrompeu o envio de petróleo venezuelano à ilha, após a assinatura de uma medida restritiva para países que continuassem a enviar petróleo a Cuba.

Solidariedade Mexicana

O México reafirma sua tradição de solidariedade com os povos da América Latina, especialmente com o povo de Cuba. O governo mexicano tem historicamente oferecido apoio a nações que necessitam de assistência em momentos de crise. Nos últimos meses, o país já enviou ajuda para atender a desastres naturais nos Estados Unidos (incêndios na Califórnia) e no Chile (inundações no Texas), além de outras nações afetadas por tragédias naturais no continente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Próximos Passos

Estão programadas para embarcar mais 1.500 toneladas de leite em pó e feijão. A previsão é que as embarcações cheguem a Cuba na quarta-feira (11 de fevereiro de 2026). O Ministério das Relações Exteriores do México divulgou imagens das embarcações em Veracruz, conforme reproduzidas no X @SRE_mx.

Sair da versão mobile