Marius Borg Høiby, de 29 anos, filho da princesa herdeira norueguesa Mette-Marit, enfrenta acusações graves que estão abalando a monarquia. O jovem é acusado de quatro casos de estupro e uma de violência doméstica. O julgamento, que já se tornou midiático, começou nesta terça-feira, 3, e promete ser um momento delicado para a imagem da realeza no país escandinavo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prisão Preventiva e Acusações Adicionais
Devido ao risco de reincidência, a polícia colocou Høiby em prisão preventiva por quatro semanas. As acusações não se limitam aos estupros; ele também é acusado de violência, ameaças, tráfico de drogas e infração à lei de drogas. A defesa de Høiby argumenta que o jovem inocentou-se porque considera as relações sexuais como “normais e consentidas”, conforme a legislação do país permite.
Detalhes dos Casos e Controvérsias
Um dos casos de estupro envolveu um período de férias com o príncipe Haakon nas ilhas Lofoten, um destino popular na Noruega. A acusação alega que as relações ocorreram durante o consumo de álcool, quando as vítimas não estavam em condições de se defender.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há também denúncias de que Høiby filmou alguns dos atos com seu celular. A defesa do acusado critica a exposição midiática negativa e os comentários que, segundo ela, podem levar a uma condenação antecipada.
Reações e Impacto na Monarquia
O promotor Sturla Henriksbø afirmou que Høiby não receberá tratamento especial devido aos seus laços com a família real. A defesa de Høiby ressalta que o cliente não recebeu tratamento normal e que a cobertura da mídia está sendo excessivamente negativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A situação se agrava com a revelação da aparição de mais de 1.000 vezes do nome de Mette-Marit nos arquivos dos Estados Unidos sobre Jeffrey Epstein, um famoso criminoso e traficante sexual, cujos arquivos de e-mails, fotos e conversas expõem uma que faziam uso de seus serviços.
As mensagens entre os dois foram trocadas entre 2011 e 2014, quando ela já estava casada com o futuro rei da Noruega. Epstein já havia sido condenado em 2008 a pouco mais de um ano de prisão por prostituição de menores. “Demonstrei falta de critério e lamento profundamente ter mantido contato com Epstein. É simplesmente vergonhoso”, declarou a princesa herdeira em um comunicado enviado à AFP pelo Palácio Real da Noruega.
Pesquisa e Votação Parlamentar
Uma pesquisa publicada pelo canal televisivo norueguês TV2 revelou que mais de 70% da população da Noruega considera que a monarquia se enfraqueceu nos últimos anos, marcada por outras polêmicas. O Parlamento norueguês votou no mesmo dia a favor de manter o regime monárquico no país.
