MetSul aponta fim da La Niña no Pacífico Equatorial! Dados indicam que fenômeno se aproxima do fim, com expectativa de declaração oficial da NOAA em 14 semanas
O MetSul Meteorologia avaliou que o fenômeno La Niña está próximo do fim, após quase cinco meses de temperaturas mais baixas que o normal nas águas superficiais da faixa equatorial do Oceano Pacífico. A avaliação se baseia nas alterações nos padrões climáticos globais, influenciadas por variações na temperatura da água.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fenômeno La Niña se manifesta quando as águas do Pacífico equatorial central e oriental apresentam resfriamento, o que impacta os ventos, a pressão atmosférica e os padrões de chuva. A expectativa é que a NOAA, agência responsável pelo monitoramento climático, declare oficialmente o fim do La Niña após 14 semanas de condições de resfriamento.
Apesar disso, o Pacífico ainda exibe características associadas à La Niña. A temperatura da superfície do mar atingiu -0,8°C entre os dias 12 e 19 de novembro, e retornou a esse patamar em janeiro, indicando um evento de curta duração e intensidade relativamente baixa.
Dados da NOAA, em 27 de janeiro, mostram uma anomalia de -0,3°C na região central-leste do Pacífico, dentro da faixa de neutralidade (-0,5°C a +0,5°C).
Essa anomalia de -0,3°C foi observada pela última vez em 8 de outubro. Segundo o MetSul, o período de neutralidade ainda não é suficiente para confirmar o fim definitivo da La Niña, devido à presença de águas mais quentes abaixo da superfície do oceano, o que pode indicar uma possível retomada do processo de resfriamento e o surgimento do fenômeno El Niño.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O El Niño e a La Niña são oscilações naturais da interação entre o oceano e a atmosfera. A La Niña é caracterizada pelo resfriamento das águas do Pacífico equatorial, enquanto o El Niño se manifesta pelo aquecimento dessas mesmas águas, impactando o regime de chuvas e as temperaturas em diversas regiões do planeta, incluindo a América do Sul.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!