Surto Alarmante de Intoxicações por Metanol no Brasil
Nas últimas semanas, o Brasil tem enfrentado um surto alarmante de intoxicações por metanol, uma substância altamente tóxica comumente utilizada na indústria, mas que, quando ingerida, pode causar danos irreversíveis e até mesmo a morte. Até o momento, foram registrados 60 casos de intoxicação, sendo 53 no estado de São Paulo, 5 em Pernambuco, 1 no Distrito Federal e 1 na Bahia.
Sintomas da Intoxicação por Metanol
De acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros sintomas de intoxicação por metanol são semelhantes ao de embriaguez, o que tem confundido algumas pessoas. No entanto, devido ao surto dos últimos dias, caso tenha consumido bebidas destiladas e se encontre com algum dos sintomas abaixo, a recomendação é procurar atendimento médico o mais rápido possível:
- Náuseas e vômitos.
- Dor abdominal.
- Tontura e dor de cabeça.
- Confusão mental e sonolência.
O que é Metanol e Como Evitar a Intoxicação
Diferente do etanol, presente em bebidas alcoólicas, o metanol é um tipo de álcool usado como solvente e combustível. Sua ingestão pode provocar desde dores de cabeça e tonturas até cegueira e morte, tornando-o altamente perigoso. A contaminação dos últimos dias segue o mesmo padrão: pessoas que ingerem bebidas alcoólicas produzidas com gin, vodka ou whisky, estão apresentando sintomas de intoxicação.
No entanto, o consumo tem sido feito em diferentes estabelecimentos, alguns em bares, outros em adegas ou mini mercados.
Como Prevenir a Intoxicação por Metanol
Para evitar a intoxicação, é fundamental seguir algumas precauções:
LEIA TAMBÉM!
- Escolha Confiável: Os bares, restaurantes e adegas devem comprar bebidas alcoólicas de comerciantes de confiança, isto é, revendedores autorizados e que possuam nota fiscal.
- Verifique a Reputação: Prefira marcas conhecidas por suas boas práticas.
- Embalagens Lacradas: Certifique-se de que as embalagens estejam intactas e lacradas.