Friedrich Merz se manifesta após críticas a declarações anteriores sobre o tema.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, declarou nesta quarta-feira (22) que a Alemanha e a União Europeia manterão a necessidade de imigração no futuro. A declaração surge após críticas aos comentários anteriores do chanceler sobre o tema, que foram considerados perigosos por seus oponentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Continuaremos precisando de imigração no futuro – isso se aplica à Alemanha e a todos os países da União Europeia”, afirmou Merz após a Conferência dos Balcãs Ocidentais em Londres. A declaração busca tranquilizar o debate em torno de suas posições sobre o assunto.
Na semana anterior, Merz havia levantado preocupações sobre a mudança na composição étnica das cidades alemãs, mencionando um “problema” nas paisagens urbanas. Essa observação foi interpretada por muitos como uma ligação entre a diversidade cultural e a criminalidade, gerando controvérsia.
Em sua fala mais recente, Merz adotou um tom mais neutro, enfatizando a importância dos imigrantes para o mercado de trabalho. Ele ressaltou que a imigração é essencial, independentemente da origem, geração ou status de residência dos indivíduos na Alemanha.
“Simplesmente não podemos mais viver sem eles – não importa de onde venham, qual a cor da pele e se são imigrantes de primeira, segunda ou quarta geração que vivem e trabalham na Alemanha. A maioria deles já é cidadã”, complementou o chanceler, buscando desmistificar a percepção negativa associada à imigração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Merz já havia sido alvo de críticas por supostamente incitar a xenofobia, devido a comentários que sugeriam uma relação entre a criminalidade e a imigração. A declaração atual busca esclarecer que a contribuição dos imigrantes para a economia e a sociedade alemã é fundamental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.