Mercosul e União Europeia Definem Data para Cúpula em Foz do Iguaçu
O Brasil, que ocupa a presidência semestral do Mercosul, anunciou nesta quinta-feira, 11, que a cúpula de líderes do bloco será realizada em 20 de dezembro, na cidade de Foz do Iguaçu. O local escolhido, na tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai, vinha gerando expectativas e incertezas em relação à formalização de um acordo comercial de longa data.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A assinatura do tratado entre o Mercosul e a União Europeia tem sido objeto de negociação há 25 anos. A decisão final ainda depende da aprovação das autoridades europeias, que precisam superar a resistência de alguns países, com a França liderando a oposição.
Espera-se que as discussões sobre o acordo sejam concluídas na próxima semana, antecedendo o encontro dos líderes sul-americanos em Foz do Iguaçu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, também conta com a Bolívia em processo de adesão. Nos últimos meses, o bloco tem enfatizado sua prontidão para a assinatura do acordo com a UE, ressaltando que a decisão final está sob a responsabilidade dos países europeus.
Para facilitar a aprovação, a Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu aprovou recentemente novas cláusulas. Essas medidas visam oferecer garantias aos agricultores da região. As novas condições incluem a possibilidade de investigações por parte do Executivo europeu caso haja um aumento de 5% nas importações de produtos agrícolas acima da média dos três anos anteriores ou se os preços forem 5% inferiores aos da União Europeia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Se as condições forem aceitas, tanto o Mercosul quanto a União Europeia esperam assinar o tratado no dia 20 de dezembro em Foz do Iguaçu.
