Mercosul e UE se preparam para assinatura de acordo após aprovação europeia. Encontro entre Von der Leyen e líderes sul-americanos está marcado no Paraguai. Itália busca reduzir cláusula de salvaguarda no acordo
Com a aprovação provisória da União Europeia, o bloco Mercosul busca concretizar a assinatura do tratado, após 26 anos de negociações. O encontro entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e os líderes sul-americanos está previsto para a próxima semana, no Paraguai, que atualmente ocupa a presidência rotativa do Mercosul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo é evitar atrasos e preparar a reunião entre os chefes de estado.
A aprovação europeia, embora provisória, representa um marco importante. O Conselho Europeu deve ratificar a decisão até 13h (horário de Brasília). Fontes em Bruxelas indicam que mais de 55% dos países da UE, representando mais de 65% da população do bloco, emitiram um aval preliminar ao acordo.
Uma das últimas questões a serem resolvidas envolve a cláusula de salvaguarda do acordo. A Itália, um importante membro do bloco, busca uma redução no percentual de aumento das importações de produtos agrícolas sensíveis (como aves e carne bovina) que aciona a suspensão temporária das preferências tarifárias.
Atualmente, o acordo prevê um aumento médio de 8% ao longo de três anos para que a UE possa iniciar uma investigação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Itália propõe uma redução para 5%. A decisão sobre este ponto será tomada nesta sexta-feira (9) em uma reunião fechada em Bruxelas, e o resultado será divulgado posteriormente. A assinatura do acordo representa um passo significativo na relação comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!