Mercosul e União Europeia Assinam Acordo de Livre Comércio
Em Assunção, no Paraguai, o Mercosul e a União Europeia formalizaram um acordo de livre comércio em 17 de setembro. O tratado, resultado de 26 anos de negociações desde 1999, unirá um mercado de 720 milhões de pessoas e representará um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 22 trilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia de assinatura contou com a presença dos presidentes do bloco sul-americano, com exceção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Representando o Brasil, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, participou do evento. O presidente Lula realizou um encontro separado com Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, no Rio de Janeiro na data anterior. O acordo visa a eliminação gradual de tarifas sobre as exportações entre as duas regiões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o acordo, a União Europeia removerá tarifas sobre 91% das exportações do Mercosul ao longo de 15 anos. Em contrapartida, o Mercosul eliminará tarifas sobre 92% das exportações da UE em um período de até dez anos. Um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) indicou que o Brasil seria o principal beneficiário, com um impacto positivo de 0,46% em seu PIB até 2040, correspondente a US$ 9,3 bilhões.
O estudo do Ipea também projetou um aumento de 0,2% no PIB do Mercosul como um todo e 0,06% para a União Europeia. As projeções incluem um aumento de 1,5% nos investimentos no Brasil, um crescimento de 3% nas exportações e um aumento similar nas importações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
