Mercosul e UE: Acordo Histórico Pode Ser Votado no Brasil!

Mercosul e UE: Acordo de livre comércio avança com parecer favorável! Arlindo Chinaglia lidera apoio no Parlamento. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Mercosul e União Europeia: Parecer Favorável Apresentado

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) oficializou nesta segunda-feira (9) seu apoio ao acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O documento, elaborado por Chinaglia, foi encaminhado para a análise dos líderes partidários e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para avaliação antes da votação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O parecer será discutido e votado pela representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) na terça-feira (10). Chinaglia preside o colegiado, que reúne deputados e senadores. A expectativa é que, após a aprovação no Parlasul, o acordo seja levado para votação no plenário da Câmara dos Deputados, após o período de feriado nacional.

Caso o projeto receba a aprovação dos deputados, ele seguirá para análise no Senado Federal. O deputado Chinaglia enfatizou o potencial do acordo para a criação de uma área de comércio livre e o aumento do investimento. No entanto, ressaltou que o Brasil se reserva o direito de defender seus interesses caso identifique ações unilaterais consideradas injustas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acordo foi formalizado em 17 de janeiro, mas ainda necessita da aprovação dos legisladores dos países que formam os blocos econômicos. Em entrevista à CNN, Chinaglia explicou que o papel do legislativo é crucial na aprovação ou rejeição do texto, limitando-se a avaliar cláusulas de interpretação, sem a possibilidade de propor alterações substanciais no conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile