Fabricado em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o novo ônibus Mercedes O 500 “el más potente” alcançou o mercado chinelo. As primeiras 100 unidades do chassi já foram encomendadas por clientes do país andino. O novo modelo oferece maior capacidade de carga, além da sua motorização de alta potência.
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Novas Configurações do O 500
Disponíveis com denominações específicas, o Novo O 500 RS 2045 4×2, equipado com um motor de 450 cavalos e uma tonelada adicional nos eixos, e o Novo O 500 RSD 2548 6×2, com um motor de 480 cavalos e uma tonelada extra de capacidade nos eixos. Essas configurações atendem a demandas específicas de operação.
Testes em Condições Andinas
A CNN Brasil realizou testes com o ônibus em regiões próximas a Santiago, no Chile, com a empresa. A potência elevada se mostrou crucial em subidas íngremes e em terrenos desafiadores, como áreas de barro ou pedregulhos. Os testes incluíram períodos prolongados de operação em condições extremas, como a aplicação de sal para derreter o gelo, demonstrando a robustez do chassi.
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Desenvolvimento e Tratamento do Chassi
A Mercedes-Benz desenvolveu um processo de tratamento anticorrosivo para os chassis dos ônibus, considerando a exposição a ambientes frios e altitudes elevadas, como as encontradas acima dos 5 mil metros no Chile. Os veículos recebem pneus especiais para operações severas e um pacote de segurança ampliado, permitindo sua utilização em mineração e em ambientes urbanos.
Curiosidades Técnicas e Desempenho
O novo Mercedes-Benz O 500 apresenta características técnicas notáveis, incluindo um aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, um novo turbocompressor com pressão de 2,4 bar, uma nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar e uma economia de 10% de combustível em testes na Cordilheira dos Andes.
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Além disso, o veículo incorpora sistemas como LDWS (sistema de aviso de faixa), ACC (Piloto automático adaptativo) e TPMS (sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus).
Números de Exportação
Desde o seu lançamento em julho de 2023, o novo O 500 já possui 1.901 unidades exportadas, com aproximadamente 860 unidades previstas para 2025. A exportação do chassi é uma parceria entre a Daimler Latina e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile.
