Mercados globais sobem com esperança na resolução da paralisação nos EUA. A expectativa pela fim da crise nos EUA impulsiona avanços em ações e dólar.
Os mercados financeiros mundiais registraram ganhos nesta segunda-feira (10), impulsionados pela expectativa de que a paralisação do governo dos Estados Unidos chegasse a um fim. O otimismo se refletiu em avanços nas ações, estabilização do dólar e aumento dos rendimentos dos títulos do governo americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aprovação de uma medida no Senado para reabrir o governo federal e encerrar a paralisação de 40 dias, que havia afetado funcionários federais e causado interrupções no tráfego aéreo, contribuiu significativamente para o clima positivo.
As ações do Nasdaq subiram 1,5%, enquanto as do S&P 500 avançaram 0,95%. Na Europa, o índice pan-europeu STOXX 600 subiu cerca de 1,4%, e as ações da Diageo, fabricante de bebidas destiladas, dispararam após a nomeação de um novo CEO. Na Ásia-Pacífico, o índice MSCI para ações, excluindo o Japão, subiu 1,3%, e o Nikkei do Japão avançou 1,26%.
Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA subiram ligeiramente, com o rendimento de referência de 10 anos a subir cerca de 4 pontos base, para 4,13%. O otimismo nos mercados mundiais impulsionou um aumento no apetite por risco, refletido na demanda por ativos de maior risco.
Estrategistas como Prashant Newnaha da TD Securities observaram que o fim da paralisação era positivo para os mercados, com expectativa de que a Câmara dos Representantes votasse na quarta-feira. Kevin Hassett, conselheiro econômico da Casa Branca, alertou para o risco de um PIB negativo para os EUA se a paralisação se prolongasse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mark Haefele, de UBS Global Wealth Management, recomendou alocações em renda fixa de qualidade e ouro como parte de um portfólio diversificado.
O clima geral de otimismo nos mercados foi reforçado por dados econômicos mistos, incluindo uma queda na confiança do consumidor nos EUA e um aumento nas taxas de juros do dólar. Apesar de alguns indicadores negativos, a expectativa de uma resolução para a crise nos EUA impulsionou os mercados globais, com avanços nas ações, estabilização da moeda americana e aumento dos rendimentos dos títulos do governo.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!